Uma Sacolinha e Caixa Literária cheias de conhecimento

Sem biblioteca, Escola Classe Dom Bosco é referência no incentivo à leitura com projetos pedagógicos.

Coordenadora Anne Ferreira / jornalista Poliana Costa / Aluna Júllia Caroline

“Cada vez que pego em algum livro, eu aprendo e viajo pelo mundo”. O relato é de Julia Caroline da Silva, 10 anos, aluna da Escola Classe Dom Bosco, localizada em São Sebastião-DF.
Com os projetos Sacolinha e Caixa Literária, a escola atende mais de 560 alunos, que vivenciam diariamente a paixão pelo universo das palavras.
Mesmo com uma estrutura provisória e sem possuir biblioteca, a Escola Dom Bosco fomenta entre os estudantes a prática da leitura e da escrita. Todas as terças e quintas-feiras, os alunos aguardam ansiosos pelo toque do sino, momento em que é disponibilizada em cada sala uma caixa repleta de novas histórias.
Idealizado em 2016 pela professora Anne Ferreira, o empréstimo de livros, além de proporcionar resultados pedagógicos surpreendentes, incentiva crianças, professores e funcionários ao hábito da leitura também fora das dependências da escola, já que é permitido levar os livros para casa.
A diretora Vitória Cristina conta que os projetos Sacolinha e Caixa Literária refletem em muitas escolas vizinhas, que adotaram também projetos semelhantes. Vitória destaca que os pais aprovaram as iniciativas, já que seus filhos começaram a gostar de ler após serem estimulados pela escola.
Para Júlia Caroline é sempre uma alegria quando leva sua sacolinha, pois consegue dividir com sua família momentos inesquecíveis. “Quando gosto muito de um livro, acabo recontando a história para os meus pais”.

Doações
Para manter os projetos, a escola precisa de doações de livros indicados para crianças de até 10 anos e materiais para confecção das sacolinhas, que são feitas com tecido resistente. Em 2017, o projeto sacolinha não foi realizado, pois a escola não tinha verba suficiente para custear a produção.
Quem quiser ajudar, pode ligar para Escola Classe Dom Bosco (EC Dom Bosco) no telefone (61) 3901-2495 e falar com Anne Ferreira ou Vitória Cristina.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado