SÃO SEBASTIÃO, 28 ANOS

A cidade que encanta todo o Distrito Federal

por Poliana Costa

São Sebastião, uma cidade amada, acolhedora, onde moram pessoas humildes e guerreiras. Foi na querida São Sebastião que nasceu o Jornal Daqui DF, hoje o impresso leva os acontecimentos da cidade para todo o Distrito Federal e Brasil.
Um marco histórico, cedido pelo pioneiro Jozino, o primeiro jornal da cidade, o Jornal do Comerciante de abril de 1993. Na matéria escrita consta que o saudoso ex Governador Joaquim Roriz, fixou o nome da cidade como Agrovila no dia 03 de abril de 1992, através da Lei 204 de 31/12/1991 (foto). Porém, a ocupação da cidade foi a partir de 1957, quando várias olarias se instalaram para fabricação de material para construção de Brasília.
Os dados da Codeplan (Companhia de Planejamento do DF), indica que a cidade contém hoje 115.256 mil habitantes
O nome São Sebastião é uma homenagem dada a um dos primeiros comerciantes a chegar na cidade, o Sebastião de Azevedo Rodrigues, conhecido como Tião Areia.
A equipe do jornal Daqui DF, visitou alguns pioneiros que nos revelaram o encanto pela cidade.

O Pioneiro, Tião Areia, enche a boca para falar do carinho que tem pela cidade. “O respeito e amor que o povo tem por mim, me encanta. Todo lugar que eu vou sou bem recebido. Sou apaixonado pela cidade.”

 

Outro que se orgulha em morar nacidade, é o pioneiro Aciolino Pereira, conhecido como Pereirinha. “ A amizade das pessoas, o comércio, a cultura, a feira me encantam. Não posso sair daqui, aqui é uma cidade boa para se morar. Aqui parece uma cidade nordestina, por conta das pessoas bem receptivas e companheiras.” Diz.

O locutor e pioneiro, Salomão Mendes, revela sobre sua paixão pela cidade. “Foi aqui que me deu um teto, um abrigo, um lar. O que me encanta também é o jeito simples da vida, as pessoas vivem em um estilo interioranos, as pessoas conhecem todo mundo, te dão um bom dia, te procuram, isso me encanta em São Sebastião.” Revela.

O pioneiro e ex-administrador, Josino Alves fala do amor pela cidade. “Saber que a cidade está fazendo 28 anos, é um encanto, mas antes disso, a cidade já existia. Não tem uma pessoa que venha a São Sebastião e não se encante. O próprio vale nos ajuda a enxergar e ver a beleza das montanhas, da natureza. Mas o que me encanta mesmo, são as pessoas da cidade, um grupo de conhecidos, de amigos, de pessoas batalhadoras, guerreiras que lutaram com unhas e dentes pela nossa cidade.” Conta

Edvair Ribeiro da Silva, que teve seu suor na construção da nossa Capital, fala sobre sua paixão por São Sebastião em tom poetico. “Eu amo as amizades pioneiras do tempo de olaria, que abrange o alfabeto de A à Z, A de Altana de Aço, meu amigo e Z de Zelda, minha amiga e vizinha. Enfim, são centenas de amigos de tempos remotos. Amigos presentes fisicamente e amigos em memórias, que já partiram. Amo as lembranças, os sabores do fruto do cerrado, do sabor do mangaba, do caju, do arraticum, do araça, do sabor da caioba, do murici, cagaita e do saputá. Amo as lembranças do gosto do suor salgado em meu rosto, provocado pela dureza da vida passada. Amo as lembranças do passado, amo o presente e procuro auxiliar a construção do futuro. Resumindo São Sebastião é meu Eldorado.

 

Dona Maria, esposa do Tião Areia e pioneira, fala sobre sua paixão pela cidade. “São tantas coisas que me encantam em São Sebastião. Antes era mato, roça e hoje vendo tantas coisas boas na cidade. O comércio, a igreja, as pessoas. Tudo me encanta.”

A Advogada e pioneira, Valkiria Borba se emociona com a cidade e relembra da velha Agrovila. “São Sebastião, cidade que me acolheu, isso me encantou desde o começo. A liderança pioneira me unir e dessa união e trabalho, a cidade cresceu. Tenho orgulho de fazer parte desta história. Água, luz, saneamento, escolas, creches, telefonia, asfaltamento. Tudo fez parte da nossa história. São Sebastião meu encanto, meus amigos e minha felicidade. Amor, amor e amor por São Sebastião.

Emocionada e com lágrimas nos olhos, a pioneira Darci conta do seu amor. “O que me encanta em São Sebastião. É saber que toda a nossa luta no passado não foi em vão. Hoje temos nossa querida consolidada como Cidade Satélite.
Foi aqui, a Agrovila São Sebastião, que me acolheu quando  cheguei do Paraná. E foi aqui também que aprendi a trabalhar na área social que eu amo. Ficar junto dos nossos idosos, foi um presente de Deus. Obrigada por tudo, São Sebastião que amo!” Finalizou.

Nossas saudações a todos os pioneiros que ajudaram a trazer desenvolvimento para a cidade de São Sebastião, nossa equipe não conseguiu encontrar todos, mas em setembro, no aniversário de 12 anos do jornal Daqui DF. Estamos reservando uma mesa para reunir todos esses guerreiros e garimpar historias da querida São Sebastião. Você que conhece algum pioneiro, entre em contato com nossa redação. 61 98468-0126

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE SÃO SEBASTIÃO

A ocupação da Região Administrativa, RA XIV, onde hoje está localizada a cidade de São Sebastião, deu-se a partir de 1957, quando várias olarias aqui se instalaram, objetivando, à época, suprir parte da demanda da construção civil por materiais.
Essas terras posteriormente foram arrendadas por intermédio da Fundação Zoobotânica do Distrito Federal.
À medida em que os contratos iam sendo concluídos, as olarias foram, aos poucos, sendo desativadas.
Na prática, a desativação não significou que o local foi abandonado. Os que aqui permaneceram, formaram um núcleo urbano, que aos poucos foi se estruturando ao longo do córrego Mata Grande e ribeirão Santo Antônio da Papuda.
Os moradores mais antigos asseguram que a área tem ocupação muito mais antiga, de fazendas remanescentes da época dos escravos.
Pode-se encontrar no núcleo antigo restos de construções atribuídas aos escravos e até mesmo uma cruz de madeira onde supostamente estes escravos teriam sido castigados.
O preço baixo da terra, a falta de regularidade do solo e a beleza do local, contribuíram para o crescimento acelerado da cidade.
São Sebastião, com a sua localização privilegiada, que inicialmente atraiu trabalhadores da construção civil e de serviços domésticos, hoje atrai uma população diferenciada.
No dia 25 de junho de 1993, a então Agrovila São Sebastião passou à condição de região administrativa (Lei 467/93). Esta passa a ser, então, a data comemorativa do aniversário da cidade.
Em 1991 a cidade tinha 17.390 habitantes e em 1998 a população estimada já era de 44.235 moradores.
O nome São Sebastião é uma homenagem dada a um dos primeiros comerciantes a chegar na cidade, o Sebastião de Azevedo Rodrigues, conhecido como Tião Areia. Ele se instalou nas terras desapropriadas da fazenda Taboquinha e retirava areia ao longo do rio São Bartolomeu.
O material era vendido para as construtoras da Companhia Urbanizadora de Brasília (Novacap). Por causa dessa atividade, o pioneiro ficou conhecido como “Tião Areia”.
A região que hoje constitui a cidade de São Sebastião, teve suas origens também com as desapropriações das fazendas Papuda, Taboquinha e Cachoeirinha, isto em meados de 1957, mesma época da construção da Capital Federal.
A cidade guarda segredos desde o regime escravagista brasileiro e, segundo a crença dos moradores mais antigos, a ocupação desta área vem desde o período colonial, quando aqui existiam fazendas remanescentes da época dos escravos.
A mais conhecida entre os moradores era chamada sinhá Luzia, ou, simplesmente, a Velha Papuda. Ela era dona de um dos engenhos situado próximo ao Morro da Cruz. Este fato está confirmado por vestígios de construções escravas encontradas na região, como uma cruz de madeira fixada no alto do morro.
São Sebastião está localizada na região sul da área de proteção ambiental do rio São Bartolomeu, há 23 km do Plano Piloto.
A cidade é privilegiada por causa de sua localização, marcada pela beleza de elevações de vales com terrenos ondulados cortados pelos córregos Mata Grande e Ribeirão da Papuda.
Estes córregos possuem grande volume de água por meio de muitas nascentes vindas das encostas dos morros. E por ter um grande potencial hídrico, a atual área urbana seria nos futuros projetos da Caesb, a formação de um lago no rio São Bartolomeu para garantir o abastecimento de água ao Distrito Federal.
Do alto do Morro da Cruz, pode-se ver uma cidade com quase 22 anos de inauguração, mas com décadas de existência, histórias e vitórias.
A Pesquisa por Amostra de Domicílio (Pdad) 2018 da Companhia de Planejamento do DF (Codepla), estima que a população de São Sebastião seja de 115.256 mil habitantes.
Para que se tenha uma ideia do crescimento populacional da cidade, existem mais de 20 bairros, sendo que o mais recente deles é o Parque dos Ipês, conhecido também como Bairro Crixá, localizado já na saída da cidade, na DF-473.
Os outros bairros que compõem São Sebastião são: Setor Tradicional, Centro, São Bartolomeu, Vila Nova, Vila do Boa, São José, Bela Vista, São Francisco, Bonsucesso, Residencial Oeste, Morro da Cruz, Residencial Vitória, Capão Comprido, além de uma área rural extensa, composta por núcleos rurais como o Recanto da Conquista, Assentamento 1º de Julho, Assentamento 15 de agosto, Cavas, entre outros.Esta é São Sebastião, uma realidade, um povo. Um progresso que vem a passos largos, apesar da sua pouca idade. Um jeito de ver e de se viver!

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado