Projeto Daqui DF nas Escolas: Educação contra Fake News e Cyberbullying no CED Zumbi dos Palmares

No mês de abril, o Jornal Daqui DF retomou o projeto educacional Repórter Daqui DF 2024, no Centro de Ensino Fundamental Zumbi dos Palmares. A iniciativa, que contou com a participação de alunos e professores, teve como principal objetivo promover a conscientização sobre temas relevantes da atualidade, como Mídia Impressa na Era Digital, Cyberbullying e Fake News.
A palestra, ministrada pela jornalista e presidente do jornal, Poliana Costa, buscou auxiliar crianças e adolescentes a desenvolverem um olhar crítico sobre as informações que recebem, ensinando a identificar notícias verdadeiras e falsas, bem como compreender as consequências do compartilhamento irresponsável de fake news. Além da palestra, os alunos tiveram a oportunidade de receber uma edição impressa do Jornal Daqui DF, contendo matérias da região e do Distrito Federal, para levar para casa e compartilhar com suas famílias.
Durante a palestra, os alunos foram convidados a escrever uma redação abordando os temas discutidos para o projeto Repórter Daqui DF(matéria ao lado). As redações serão selecionadas por uma comissão da escola e da equipe do Jornal Daqui DF, sendo as duas melhores escolhidas para publicação no jornal impresso e no site do veículo, com reconhecimento e prêmios especiais.
A redação em primeiro lugar terá o texto publicado no jornal impresso e no site do Jornal, além de receber um Certificado de Participação, uma foto tirada pela equipe do Jornal Daqui DF para ser anexada à redação no impresso, um combo de sushi do Sushi Mania, um clareamento dental da OdontoCompany, um lanche do Subway com bebida, um almoço com suco do Restaurante Prato de Minas e um vale de R$ 100,00 para gastar no Shopping do Real. Já o segundo colocado terá a redação publicada no site do Jornal, receberá um Certificado de Participação, uma foto tirada pela equipe do Jornal Daqui DF para ser anexada à redação, um vale de R$ 110,00 do Oficial Gás, um lanche do Subway com bebida e a instalação e manutenção de aparelho odontológico da OdontoCompany. Ambas as redações selecionadas também serão transformadas em matérias para a edição impressa do jornal.
O projeto Repórter Daqui DF reforça o compromisso do jornal com a educação e a formação cidadã, proporcionando aos estudantes uma experiência enriquecedora e incentivando o pensamento crítico e a responsabilidade na disseminação de informações. A iniciativa marca o início de uma série de atividades que serão realizadas ao longo do ano em diversas escolas do Distrito Federal, com o objetivo de contribuir para uma sociedade mais informada e consciente.

 

Repórter Daqui DF (1º lugar)

No mês de abril, durante a palestra do projeto Daqui DF nas Escolas, o aluno Pedro Arthur Leal Rocha, do 7º ano da turma E, foi inspirado a criar sua redação para o projeto Repórter Daqui DF. Pedro Arthur abordou o tema das Fake News, destacando a gravidade da circulação de informações falsas em nossa vida cotidiana. Ele ressaltou que essas notícias falsas podem causar confusão, disseminar conceitos errados e até mesmo causar danos à sociedade.
Pedro Arthur enfatizou que, com a expansão da tecnologia, a criação e divulgação de notícias falsas se tornou uma tarefa fácil. Ele ressaltou a importância de os consumidores de informação estarem vigilantes e capacitados para diferenciar o que é real do que é falso, pois o impacto negativo na sociedade pode ser significativo.

Fake News
por Pedro Arthur – 7º E

O problema das notícias falsas é hoje um dos maiores desafios da nossa vida cotidiana. A circulação de informações falsas e enganosas resulta em caos, conceitos errôneos e, por vezes, em danos para a sociedade. Com a expansão da tecnologia atual, criar e divulgar notícias que não são genuínas, mas que pretendem confundir ou causar inquietação entre as pessoas, torna-se uma tarefa fácil. Além disso, os consumidores da informação devem estar suficientemente vigilantes e ter a capacidade de diferenciar o que é real e falso, uma vez que pode impactar negativamente a sociedade.

A redação de Pedro Arthur foi selecionada pela comissão de avaliação do projeto, sendo reconhecida pela sua relevância e qualidade. Em segundo lugar, ficou a redação da estudante Nayany Emilin Luz Gama de Souza, do 6º ano D. Você pode conferir a redação da estudante pelo site www.jornaldaquidf.com.br. Esses alunos são exemplos do comprometimento e da dedicação dos estudantes das escolas participantes, demonstrando o potencial dos jovens em promover reflexões importantes para a sociedade.

 

Repórter Daqui DF (2º lugar)

Fake News e suas consequências

Por Nayany Emilin Gama de Souza – 6°D
Diretor Adim e Nayany Emilin Luz Gama de Souza

Fake News são informações mentirosas destinadas às pessoas. Com isso, muitas acabam acreditando nessas informações falsas e mentirosas, causando consequências ainda piores, como morte, depressão, ansiedade e induzindo ao erro, vitimando pessoas, como o caso da jovem Jessica, vítima de fake news, que tirou sua própria vida. Não foi feito nada ainda para eliminar esse fato, e isso tem causado um aumento nas mortes. Para que as fake news parem de fazer vítimas, certifique-se de que as mensagens e informações são verdadeiras. Se estiver em dúvida, não compartilhe; ao desconfiar, denuncie.

 

 

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado