Realocação das ocupações de furnas é debatida na Câmara Legislativa

Por iniciativa do deputado Rogério Morro da Cruz, foi realizada nesta terça-feira (26/11), na Câmara legislativa do Distrito Federal, uma audiência pública para debater a realocação das ocupações de caráter urbano existentes, há vários anos, nas proximidades da QS 629, de Samambaia, sob as linhas de alta tensão de Furnas.
Participaram da composição da mesa dos trabalhos, a representante da Defensoria Pública do DF, Juliana Braga Gomes, o administrador regional de Samambaia, Marcos Leite de Araújo, o diretor imobiliário da CODHAB, Luciano Marinho, o presidente da Associação de Moradores da Expansão do Capão Comprido (AMECC), Romário Leal, a líder comunitária de Furnas, Maria Auxiliadora (Dôra), a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/DF, Sidarta de Souza Saraiva, e a deputada Federal Érica Kokay.
A comunidade de Furnas lotou o plenário do Legislativo, oportunidade em que apresentou com veemência suas dificuldades de moradia e riscos à saúde, em razão de habitarem debaixo de linhas de alta tensão, realidade que pode causar doenças graves, principalmente vários tipos de cânceres.
Conhecido como o deputado da regularização fundiária, Rogério Morro da Cruz, afirmou que as ocupações em Furnas ocorreram em razão da falta de uma política habitacional que atendesse aos interesses das camadas mais carentes da população, sobretudo daquela que vive em situação de extrema vulnerabilidade social, como é o caso dos moradores de “Furnas”. Ressaltou, o parlamentar, que as vidas das famílias que ali residem estão comprometidas diante da possibilidade de acidentes graves, como eletrocussão, incêndios e exposição a campos eletromagnéticos, que podem trazer sérias consequências à saúde, conforme apontam estudos científicos amplamente reconhecidos, inclusive de Oxford, renomada Universidade da Inglaterra.
O representante da CODHAB, Luciano Marinho, disse que a remoção das famílias que residem em Furnas é necessária  em razão de haver decisão judicial nesse sentido, mas garantiu que os moradores não sairão de furnas sem ter um local novo para morar com dignidade, sendo essa uma promessa de Estado.
Todos os pronunciamentos dos integrantes da mesa dos trabalhos foi no sentido de assegurar proteção às famílias de Furnas. “Devemos ter os nossos corações e almas comprometidos com melhorias nas vidas dos moradores de Furnas, de forma que vejam em nós, membros do poder público e da sociedade civil organizada, a esperança de dias melhores, especialmente no que tange a oferta de moradia, segurança, saúde e educação dignas, para que assim tenham vida longa e sempre abençoada por Deus”, finalizou Rogério Morro da Cruz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Gabinete do dep. Rogério Morro da Cruz
Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado