Mesmo sem o desfile oficial das escolas de samba, pelo quarto ano consecutivo, a ARUC, mais tradicional escola de samba da cidade, maior campeã do carnaval de Brasília e Patrimônio Cultural Imaterial do DF, fiel ao seu compromisso em defesa do samba, do Carnaval e da cultura popular, terá uma extensa programação no Carnaval 2018.
A ARUC será homenageada por dois blocos de rua do Carnaval de Brasília – o Suvaco da Asa e o Virgens da Asa Norte, e vai participar dos desfiles desses blocos, nos dias 20 e 27 de janeiro, numa demonstração de que a polarização entre blocos de rua e escolas de samba, criada por alguns burocratas da cultura e do turismo, é falsa e artificial. Blocos de rua e escolas de samba sempre estiveram unidos em defesa do Carnaval, da alegria e da cultura popular. Vale lembrar que a ARUC, em 1978, por exemplo, apoiou a criação do Pacotão e sempre participou dos desfiles do bloco, nos seus anos de glória, nas décadas de 70 e 80.
No dia 20 de janeiro, a ARUC realiza seu Ensaio Geral para o Carnaval 2018, junto com o Bloco Fio Desencapado e sua Bateria Furiosa, numa grande festa que vai comemorar, também, os 2 anos do Consulado da Portela no DF, com a participação especial de Gilsinho, intérprete oficial da Portela, a atual campeã do carnaval carioca. A festa começa às 18 hora e terá, também, as participações da Bateria Ritmo Quente e da Ala Show da ARUC e do sambista Cláudio Roberto & Banda. Os ingressos custam R$ 20,00 e já estão à venda na Secretaria da ARUC.
No dia 2 de fevereiro, a ARUC se apresenta, junto com outras escolas co-irmãs, do evento oficial do GDF, entre a Sala Funarte e a Torre de TV, a partir das 19 horas, que terá, também, shows de duas atrações nacionais, ainda em fase final de negociação.
No dia 3 de fevereiro, a ARUC participa do Pauta na Rua, bloco dos jornalistas do Correio Braziliense, a partir das 16 horas, no estacionamento do jornal, e à noite, a partir das 21 horas, realiza, em sua quadra, o 2º Baile Azul e Branco, com Dhi Ribeiro & Banda, Bateria Ritmo Quente e Ala Show da ARUC, desfile de fantasias e outras atrações, resgatando o clima dos antigos Carnavais.
E no domingo e segunda-feira de Carnaval, dias 11 e 12 de fevereiro, às 17 horas, a ARUC se apresenta no Carnaval do CCBB.
Para o presidente da ARUC, Moacyr Oliveira Filho, o Moa, essa agenda de eventos carnavalescos mostra a força da ARUC e do Carnaval de Brasília. “Mesmo sem atingir nosso principal objetivo, que é a volta dos desfiles oficiais das escolas de samba, a ARUC mostra sua força e a sua tradição no Carnaval de Brasília, mantendo firme a bandeira do samba, do Carnaval e da cultura popular. É impossível falar de Carnaval em Brasília, sem falar da ARUC”, afirmou.
Fonte: Robson Oliveira Silva – Brasília/DF