A convite do COB (Comitê Olímpico do Brasil), 200 atletas viajarão para treinar no exterior. Deste total, 28 são judocas, que embarcam nesta sexta-feira (17) para Portugal. A ceilandense Ketleyn Quadros, atleta da SOGIPA (RS) e primeira mulher a conquistar uma medalha olímpica para o país em esportes individuais (bronze em 2008), é uma das que estarão na Missão Europa.
“Estou feliz pela bela oportunidade de poder treinar. É um privilégio vestir quimono e poder pegar no quimono do parceiro de treino. Mesmo que sejam treinos leves, são importantes”, disse Ketleyn.
“Vejo como uma volta aos trilhos. Em meio a tantos imprevistos e adaptações, é uma vitória! É um ótimo jeito de começar o novo normal”, concluiu.
Na primeira etapa da viagem, a delegação do judô ficará no Centro de Treinamento de Rio Maior. Depois, parte rumo a Coimbra, onde se encontrará com a seleção portuguesa para treinamentos em conjunto.
Para que esse período de treinos fosse possível, o COB conseguiu uma autorização junto ao Governo Português. A entrada do Time Brasil foi permitida com base nas condições especiais previstas para brasileiros em exercício de atividade profissional no país.
Antes da pandemia causada pelo coronavírus e do adiamento das competições, Ketleyn era a melhor brasileira no ranking mundial da categoria meio-médio (-63kg) e estava na zona de classificação para a Olimpíada de Tóquio.
Por André Lacerda – Projeto Atleta