Obras de setorização de redes de água em Taguatinga entram na reta final
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) iniciou em julho do ano passado a substituição das tubulações de água e a setorização das redes de distribuição em várias áreas do Distrito Federal. Em Taguatinga, primeiro lugar a receber as melhorias, as obras estão 96% prontas, beneficiando 160 mil pessoas. O investimento é de R$ 19.750.954,17, com recursos provenientes do BID.
Nesta etapa da obra, para a interligação das redes, será necessário suspender o fornecimento de água em algumas regiões de Taguatinga, na próxima quinta-feira (17/9), das 8h às 23h50, nas seguintes localidades:
TAGUATINGA:
CNB 01 a 14; QNB 01 a 14; C 09, C 10 e C 11; SNO C Área Especial AE 01, 02 e 04; Academia da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); 2º GI Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT) e SESC.
As obras de substituição de redes têm o objetivo de melhorar a qualidade da água distribuída, ao utilizar uma tubulação mais moderna, em polietileno. A setorização da rede de água vai possibilitar a criação de distritos de medição e controle que irão facilitar os serviços de manutenção. O modelo de setorização implementado pela Companhia prevê ainda a redução da pressão nas redes, o que vai resultar na redução de rompimentos da tubulação e vazamentos de água.
Conheça mais sobre as obras de setorização na página da Caesb.
Dicas para consumo consciente de água
A Caesb pede a compreensão de todos e ressalta a importância do uso racional da água, em especial enquanto perdurar a execução dos serviços. Seguem algumas dicas para colocar em prática neste momento:
- Mantenha as torneiras fechadas para evitar desperdício, quando a água retornar
- Evite lavar roupas
- Não lave o carro
- O jardim pode esperar a rega
- Esqueça a mangueira. Varra a calçada
Para mais dicas, confira as ilustrações com sugestões para o uso racional de água no perfil da Caesb no Instagram.
Caixa d´água
A Companhia informa, ainda, que toda unidade usuária deve contar com reserva de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o artigo 50 da Resolução nº 14 da Adasa, de 27 de outubro de 2011, que estabelece as condições da prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no Distrito Federal. Com essa reserva, os usuários são menos afetados com a interrupção no fornecimento de água.
A resolução da Adasa reforça ainda que o usuário é responsável pela limpeza e desinfecção da instalação predial de água e do reservatório predial antes da ligação definitiva de água e, posteriormente, pela limpeza e desinfecção semestral do reservatório.
Mais informações para a população pelo número: 115
Assessoria de Comunicação – CAESB