Quadrilha junina de São Sebastião (DF) se apresenta no palco principal da festa e fortalece a presença do DF no cenário nacional do São João
A tradicional quadrilha junina Formiga da Roça, que nasceu e representa com orgulho a cidade de São Sebastião, embarca no próximo dia 29 de junho rumo a Campina Grande (PB), onde representará o Distrito Federal no evento conhecido como o Maior São João do Mundo. A apresentação acontecerá no mesmo dia, às 21h, no palco principal, em uma participação especial com a banda Forró de Feira.
O grupo, vencedor da primeira etapa do Circuito da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno (LINQ-DFE), desponta como uma das principais candidatas para representar o DF no Concurso Nacional da CONFEBRAQ, marcado para acontecer em Canaã dos Carajás (PA).
“Representar Brasília no Maior São João do Mundo é um sonho antigo que agora se realiza. É a nossa cultura, a nossa história, o nosso cerrado encontrando o coração do Nordeste”, destaca Patrese Ricardo, presidente da Formiga da Roça.
A caravana sai de Brasília nas primeiras horas do dia 29, às 4h da madrugada, com 90 integrantes entre dançarinos, músicos, coreógrafos, equipe de produção e direção artística. A participação foi viabilizada por meio do Conexão Cultura DF, do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que beneficiou diretamente 45 pessoas. Com o apoio de parceiros e recursos próprios, o grupo ampliou sua equipe, garantindo que todos pudessem participar dessa experiência única.
“A gente não vai só dançar. Vamos mostrar que o Distrito Federal também respira São João e tem muito a contribuir com a cultura popular brasileira”, afirma Patrese.
Além da esperada apresentação, a Formiga da Roça realizará no dia 30 de junho uma imersão cultural em Campina Grande, com visitas a museus, feiras de artesanato e ao mercado central locais que inspiram a estética, os figurinos e os elementos da quadrilha.
O convite para participar do maior São João do Brasil chega em um momento especial. Neste mês de junho, São Sebastião comemora 32 anos de história, e levar sua principal quadrilha junina para um palco de projeção nacional é um verdadeiro presente para a cidade e para todos os que acreditam na força da cultura popular.
“Essa conquista é fruto de muito trabalho coletivo. Estamos levando 90 pessoas que vivem o São João o ano inteiro. Essa viagem é sobre pertencimento, identidade e resistência”, conclui Patrese.
Mais do que uma viagem, a jornada da Formiga da Roça a Campina Grande é um passo firme na valorização do movimento junino do DF e uma certeza: a cultura de São Sebastião segue deixando suas pegadas por todo o Brasil.
VEJA MAIS FOTOS: CLICK AQUI
