Dia das Crianças especial no CCBB Brasília com atividade para primeira infância e tradição mamulengueira para toda a família
Não bastasse ser o mês das crianças, este outubro de 2019 é ainda mais especial para as unidades do CCBB de todo o Brasil, pois festeja os 30 anos de sua criação. Por isso, neste fim de semana, além das atrações do CCBB Educativo voltado para bebês, a programação incluirá uma atividade extra para crianças e toda a família.
Para 12 e 13 de outubro, o Lugar de Criação- Desde Pequeno, bolou a “Caixa de Experiências”, elaborado para a primeira infância (18 a 36 meses de vida). Como nesta fase os bebês são dotados de uma capacidade de aprendizado muito ampla, o contato com a Arte potencializa suas interações com o mundo. Então, nessa atividade, os bebês serão auxiliados a experimentar, num circuito de caixas de papelão, diversas sensações e percepções: o cheiro da alfazema, a textura de tecidos, o vazio, as folhas, as pedras e outros elementos fascinantes que são familiares e fáceis de encontrarmos nas nossas casas, e também na natureza, nosso grande lar.
Já em 12 de outubro, a atividade Especial Dia das Crianças e aniversário do CCBB DF traz “O Carneiro Voador”, que apresentará ao público os personagens encantadores e fantásticos da bicentenária tradição mamulengueira. Lá estarão os heróis e heroínas da diversão e do riso provocados pelo bonequeiro e pelos habitantes de sua mala: João Redondo, Sivirino, Margarida e outros mais. O Mamulengo Carneiro Voador é criação de Carlos Câmara, que desenvolveu o personagem a partir dos ensinamentos que recebeu dos brincantes que já carregavam a tradição do mamulengo no Centro-Oeste e de suas referências familiares e literárias sobre o nordeste e o seu rico imaginário popular.
As atrações dialogam com os arredores do CCBB, e neste fim de semana também incluem visitas mediadas à exposição “VAIVÉM”, em cartaz no CCBB DF até 10/11 e ao Museu do Banco do Brasil. Destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, artistas, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura e interessados.
Todas as atividades são gratuitas.
Confira a programação:
Lugar de criação
De 10h às 12h e das 15h às 17h
12 e 13/10 – Desde Pequeno: Caixas de experiências
Atividade Extra – Especial Dia das Crianças e aniversário do CCBB DF
12/10, às 14h
Convidado: Mamulengo Carneiro Voador
Visitas mediadas
Ter, de 12h às 13h | 17h às 18h | 18h às 19h
Qua a sex, de 12h às 13h | 18h às 19h
Sáb, de 12h às 13h | 18h às 19h
Domingos e feriados, de 12h às 13h | 18h às 19h
Até 20 pessoas. Não necessita agendamento.
O grupo será formado 15 minutos antes do horário da visita.
Visitas ao acervo do Museu do Banco do Brasil ou à exposição “VAIVÉM”, em cartaz até 10/11.
SOBRE AS ATIVIDADES
LUGAR DE CRIAÇÃO
Todos os fins de semana, o educativo desenvolve programações especiais visando a ocupação, a convivência, a criação e o diálogo com a arte, para as crianças e suas famílias. O Lugar de Criação é um projeto dedicado ao público infantil, com interesse na experimentação da arte e das linguagens contemporâneas. Nele, os educadores e, por vezes, artistas convidados, realizam atividades e intervenções que estimulem a socialização, a curiosidade, a descoberta, a reflexão, o fazer coletivo e a cultura do brincar. O Lugar de Criação possui quatro segmentos:
Como nasce uma obra de arte? Dedicado para os intercâmbios entre crianças e artistas, com foco na experimentação das práticas e linguagens artísticas contemporâneas.
Desde pequeno – Dedicado à primeira infância, integração e socialização das crianças e os seus responsáveis, têm como foco os primeiros contatos com as exposições e seus conteúdos.
Trocação de histórias – Dedicado à leitura, música e a narrativa, com foco nas questões ligadas às exposições e ao patrimônio imaterial, imaginários sociais e culturais, a partir da experiência no centro cultural.
Eu faço meu brinquedo – Oficinas que exploram aspectos da cultura maker e da criação, para pensar o brincar e o brinquedo como prática coletiva, com temas como consumo, sustentabilidade e reuso.
VISITAS MEDIADAS
Nesta visita os educadores se juntam ao público, para dialogar, compartilhar e trocar olhares, leituras e produções de significados em torno das produções, práticas, contextos e trajetórias dos artistas que participam do acervo do Museu do Banco do Brasil ou exposições em cartaz.
Informações, dúvidas e agendamento:
61 3108-7624 | agendamentodf@ccbbeducativo.com | www.ccbbeducativo.com