Você já ouviu falar em gengivoplastia?

O processo é estético e visa melhorar a autoestima de quem pouco sorri por receio, mas também auxilia na recuperação e manutenção da saúde gengival, por remover defeitos que por ventura dificultavam a higienização e remoção da placa bacteriana.

 

A coluna HOSPITAL DOS DENTES, responde dúvidas dos leitores mais assíduos, e uma pergunta frequente é sobre a estética da gengiva.
Algumas pessoas, mostram mais a gengiva ao sorrir do que os dentes, em uma conversa com o Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial, Dr Nélio Júnior, ele explica que existe um procedimento para deixar o sorriso mais lindo.
“Quem não gosta daquele sorriso bonito em leitores? Temos o procedimento da gengivoplástia que é um procedimento cirúrgico, também conhecido como plástica gengival, que está relacionado à recuperação do contorno e forma fisiológica da gengiva. Indicado para harmonizar o sorriso, este tratamento altera e melhora consideravelmente a estética final, como a correção de fissuras, deformidades de papilas, hiperplasias e hipertrofias teciduais.” Disse o Dr Nélio.
A plástica gengival deve ser realizada por um cirurgião dentista ou um periodontista (especialista em gengiva). É um procedimento relativamente simples, podendo ser realizado com bisturi comum, elétrico ou a laser. Em primeiro lugar, o dentista realiza uma limpeza do local e, posteriormente aplica a anestesia sem qualquer desconforto para o paciente. O tecido retirado na gengivectomia é milimetricamente calculado para tornar o sorriso mais harmônico e deixar a alteração mais discreta. Quanto maior a importância da excelência estética, mais rigoroso deve ser o planejamento para que o procedimento seja realizado com precisão, através de lâminas e micro-lâminas de cortes especiais.
No pós-operatório, por sua vez, o indicado nos primeiros dias é consumir apenas alimentos pastosos e líquidos e repousar sem tomar sol e sem esforços físicos, como correr ou pegar peso. Embora seja uma cirurgia relativamente simples, qualquer interferência do paciente pode alterar o resultado final, por isso deve-se respeitar as orientações recomendadas pelo profissional.
O tempo de recuperação normal varia entre uma semana e dez dias, em raros casos pode-se demorar mais, dependendo da necessidade técnica do caso de forma geral, a gengivoplastia costuma ter uma recuperação tranquila.
Marque uma avaliação no Hospital dos Dentes ou tire suas duvidas ligando no número 61 9.812-2588 / 3335-6935

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado