Transferência, Mercado da Cultura transforma o Gama em polo de inovação social e empreendedorismo

Encerramento da primeira edição Transferência, Mercado da Cultura, a segunda edição será no segundo semestre em Planaltina-DF | Foto: Ísis Dantas

Encontro envolveu 300 participantes para promover conexão entre o 2° e o 3° setor e impulsionar novos modelos de economia sustentável na cultura

Por Rogerio Cirino

Nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, o Gama se tornou o palco do projeto Transferência, Mercado da Cultura, uma iniciativa voltada para promover a transferência de conhecimento, transformação social e transição de mercado. Realizado na sede do Lions do Gama, o evento envolveu 300 participantes, incluindo empresários e empreendedores socioculturais de cidades como Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II.
O projeto foi idealizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Sustentável (IBGS), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, com o apoio do Conselho de Desenvolvimento Nacional (CDN), da PROJETUS Consultoria e do Instituto Sustentável TRANSFER, além do suporte financeiro de uma emenda parlamentar do deputado distrital Daniel Donizet.
Durante três dias de programação intensa, os participantes tiveram acesso a palestras, workshops e mentorias voltadas para conectar o 2° setor (empresas privadas) e o 3° setor (organizações sociais). O objetivo principal foi oferecer ferramentas e estratégias para a captação de recursos e a gestão de projetos de impacto, baseados em modelos de economia criativa, circular, colaborativa e verde.
Para o coordenador pedagógico do projeto, Hélio Rosa, o evento marca o início de uma nova era de negócios sustentáveis no Distrito Federal. “Nós vamos entrar no mercado da cultura, do turismo, do esporte e do meio ambiente. Queremos despertar e fortalecer negócios que estejam alinhados a modelos econômicos mais sustentáveis e inovadores”, destacou.
O presidente do IBGS, Márcio Schuster, reforçou a importância da governança compartilhada para impulsionar iniciativas como essa. “Chegou a hora da governança. Políticas públicas se constroem com mais gestão compartilhada, onde governo, empresas e sociedade civil trabalham juntos para encontrar alternativas de empreendedorismo e sustentabilidade”, afirmou.
A receptividade do público ao projeto foi amplamente positiva. Uma empreendedora social que participou do evento saiu comentando sobre a excelência da iniciativa. “Fiquei impressionada. Já participei de vários eventos multinacionais, mas o Transferência superou todos eles. A troca de conhecimento e o potencial de impacto foram incríveis”, declarou.
Foto do evento: Ísis Dantas
O evento demonstrou que iniciativas voltadas à conexão entre os setores privado e social têm potencial para gerar transformação estrutural no mercado e na sociedade. O Transferência, Mercado da Cultura, deixa um legado que não só inspira, mas também capacita empreendedores a inovar em suas práticas e construir soluções de impacto social e ambiental.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado