Significado do Batismo

As imagens frequentemente comunicam de maneiras que as palavras não conseguem. Por exemplo, uma foto ou uma pintura trazem emoções que as palavras não podem descrever. Da mesma forma, o Batismo é uma imagem poderosa de nossa experiência de salvação. O significado da palavra grega para batizar (Baptizein) é “mergulhar, mergulhar, imergir” ou “trazer sob a influência”. Quando entramos nas águas do batismo, estamos proclamando a mensagem do evangelho.
1. “A água simboliza a morte do crente para o pecado.”
Jesus morreu por nossos pecados, foi sepultado e vive novamente. Ao proclamar Sua mensagem, estamos nos identificando com Ele. Na Bíblia encontramos Romanos 6:4 diz que: “fomos sepultados com Ele pelo Batismo na morte. Agora estamos mortos para o poder do pecado.” Se você entrar na água, não conseguirá respirar. É uma imagem da morte e da sepultura e sempre foi, biblicamente. Deus envia Jonas para o fundo – para à água. Esse é seu julgamento. Quando alguém desce às águas do batismo, essa pessoa está confessando: eu mereço a morte.
2. “A água simboliza a ressurreição do crente em Cristo.”
Ser levantado da água expressa nossa nova vida em Cristo e nossa união com Ele. Nosso Pai celestial ressuscitou fisicamente Jesus dentre os mortos e deu-lhe vida. E Ele fez o mesmo por nós espiritualmente. Nossos familiares e amigos incrédulos precisam “ver” esta mensagem em nossa vida.
O Batismo é também uma declaração pública de nossa fé na ressurreição de Jesus Cristo e em nossa futura ressurreição. Depois de aparecer na terra, Jesus ascendeu ao céu para ocupar Seu lugar de direito ao lado de Seu Pai. Algum dia receberemos um corpo ressurreto e viveremos para sempre com Ele. A imagem do Batismo serve como um lembrete do que o Salvador fez por nós. Isso aponta para a verdade de que há vida além do túmulo. A existência eterna na presença do Senhor está esperando por cada pessoa que escolhe confiar em Cristo. O Batismo é um mandamento, não uma opção. Como tal, é uma obrigação e um privilégio incrível.
Você se identificou publicamente com Jesus através do ato do Batismo?
Se você nunca aceitou e confessou publicamente que Jesus Cristo é o seu Senhor e Salvador faça-o hoje mesmo repetindo esta oração abaixo:
“ Senhor Jesus Cristo, reconheço que Tu és o filho de Deus que veio a este mundo para me mostrar o caminho de volta ao relacionamento verdadeiro com Deus, o Senhor morreu na cruz por mim e perdoou os meus pecados e iniquidade, perdoa-me pelos meus erros e ignorância, entrego a Ti a minha vida e o meu coração, escreve o meu nome no Livro da Vida, e me comprometo a viver só para o Senhor em Teu santo Nome. Amém!
Agora que você fez essa oração procure uma igreja mais próxima de sua casa hoje mesmo.
Deus te abençoe.
Por Pr. Loy Cidalio e Pra Luciana
Igreja Batista da Lagoinha Jardim Botânico – Brasília.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado