Presidente do DER/DF, Fauzi Nacfur Junior, fala sobre Mobilidade sustentável da região leste

por Poliana Costa

O entrevistado do mês é o presidente do  Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, Fauzi Nacfur Junior. Engenheiro civil, está à frente do DER/DF pela terceira vez. A primeira gestão foi no governo de Agnelo Queiroz, entre 2011 e 2014, e agora na gestão do atual governador, Ibaneis Rocha, sendo a 2ª gestão no órgão entre 2019 a 2022 e nesta atual, desde janeiro de 2023.

J.DquiDF: Na edição passada, informamos suscintamente sobre o viaduto do Jardim Botânico e da ausência dos maquinários visíveis na obra, poderia informar mais tecnicamente sobre essa obra de grande impacto e relevância para o Jardim Botânico, São Sebastião e região e a previsão para o retorno das maquinas:

Frauzi: Essa obra não parou nenhum minuto. Desde que o governador deu a ordem de serviço, começaram os trabalhos que não aparecem, tivemos que fazer uma alteração de projeto em função as redes aéreas de energia que tem no Jardim Botânico, principalmente por conta do emaranhado da redes e tivemos que sair dessas redes, se fosse para pagar o remanejo, iria demorar muito, então foi feito a alteração e está pronto.
Iniciou-se o trabalho de topografia que é a marcação  das vias novas e de onde vai passar a trincheira, especialmente para quem está indo do Jardim Botânico para a barragem e vice-versa, vai passar mergulhando na pista, como no túnel do aeroporto, e vai estar em cima para quem estar indo para o Solar de Brasília,  Ville de Montagne ou pro lado do Jardim Botânico, essa obra não parou em nenhum minuto, ela teve essas etapas que eu estou dizendo.  E agora coincidentemente aproveitando as últimas chuvas, vamos dar continuidade nesse período de seca e concluir até o final desse ano.
Queria lembrar que estamos fazendo vários complexos de viadutos, o do Jardim Botânico é um deles, cito também o do Recanto das Emas que está em fase final, faltando apenas uma capa asfáltica nos acessos e no balão, pois a chuva atrapalhou e agora com o final dela, vamos recapear.
Tem o  viaduto na segunda entrada de Sobradinho, também em fase final com 80% da obra pronta, esperamos acabar em 50 dias, mais ou menos.
No Paranoá e no Itapoa, um ponto de entroncamento muito grande por lá, e o balão em construção está com execução de 50/ 60% pronto.
Na entrada do Noroeste, na Épia próximo a água mineral, estamos executando um viaduto que vai acabar com aquele retorno perigoso.  Enfim, Riacho Fundo 01, o acesso que está saindo e chegando de Goiânia, ali tem um entrocamento, que vai ser resolvido com um balão que está em construção. Ou seja o governo Ibaneis, vem tratando esses pontos de entroncamento com muita atenção, porque entendemos que isso aí dá maior fluidez para o  trânsito.
Estamos lembrando da mobilidade sustentável, porque não adianta tratar do carro e não pensar nas outros modais, então o departamento de estado tem feito ciclovias. Hoje, o DF é o segundo maior em quilometragem de ciclovias no país, perdendo só para São Paulo, ainda. O mais importante, é o do pedestre, estamos fazendo varias, cito de Sobradinho e Planaltina e outro na frente da Água Mineral. Não esquecemos dos ônibus com faixas exclusivas de ônibus. Ou seja, a mobilidade sustentável é justamente você conseguir integrar diversos modais que compõe esse trânsito, esse transporte pra que as coisas possam fluir de uma de uma forma melhor. Não é fácil porque Brasília foi construída com uma concepção rodoviária. As pessoas visam ter um carro muito mais do que entrar no ônibus ou metrô, estamos caminhando para oferecer boas condições, e assim  largar o carro em casa e  pegar um transporte coletivo, todos vamos ganhar, mas não é fácil é o tempo que vai editando essa regra.
Jn.DaquiDF: Estamos percebendo grandes obras em todo o DF voltado para o ciclista, isso é maravilhoso, parabéns! Mas sentimos carência das ciclovias na cidade de São Sebastião, já que tem muitos moradores que utilizam o veículo para trabalhar. Tem previsão da obra para a cidade?
DER/DF – Frauzi: Na região de São Sebastião, tem algumas obras em andamento, a restauração completa da pista que desce pra São Sebastião, a DF 463, estamos tratando a questão do viaduto no Jardim Botânico e projetando um viaduto de acesso para quem desce pra São Sebastião e sobe próximo ao Jardins Mangueiral, todos essas obras complexas, pensa também em uma ciclovia acoplada, não temos projeto de uma ciclovia para quem está saindo de São Sebastião para o Plano Piloto, porque o trecho é muito íngreme e prejudica a bike, mas estamos ligados na ciclovia.Jn.DaquiDF: Para finalizar a entrevista, deixe uma mensagem para os leitores do jornal Daqui DF e suas considerações finais.
DER/DF – Frauzi: Quero primeiro parabenizar o jornal Daqui DF, não sabia que o jornal tinha tanto tempo em circulação,14 anos. Ninguém consegue resistir tanto tempo sem qualidade, e tenho certeza que o jornal tem trabalhado com seriedade, estão de parabéns. Quero dizer aos moradores do Distrito Federal, que o Departamento de estradas tem mudado a forma de trabalhar ao longo dos anos, um órgão que anteriormente era um órgão de manutenção e construção de estradas, hoje, trabalha em prol da população, fato esse, que temos uma escola de trânsito, a  Transitolândia, que recebe escolas  e faz um trabalho belíssimo de educação de trânsito. A gente tem hoje, um trabalho na área de faixa de domínio que controla e regula todo o sistema de concessões nas faixas de domínio, enfim departamento de estradas trabalha para poder atender toda a população do DF, independente de estar só construindo ou mantendo estradas. Então o trabalho ampliou muito e quem ganha com isso são os moradores da cidade, são os motoristas das nossas vidas.

 

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

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