Outubro: Um mês de alegria, fé e conscientização no coração do Brasil

Por Rita Felicetti
Terapeuta e jornalista

O mês de outubro é marcado por datas comemorativas muito queridas pelo povo brasileiro, além de ter sido escolhido para o mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa. O Distrito Federal, este ano, está com árvores de folhagem e flores de um rosa mais fechado, principalmente no Eixão, que atravessa as duas asas do Plano Piloto. Não são ipês roxos ou rosas, pois a época deles já passou. Vieram depois dos ipês amarelos vibrantes, alegrando a cidade de Brasília, numa das secas mais prolongadas da sua história.

O Dia das Crianças traz alegria para essa faixa etária, com várias “festinhas” nas escolas e igrejas, com direito a brincadeiras, pinturas no rosto de flores, bichos e super-heróis, além dos lanches preferidos pela criançada, como pipoca, cachorro-quente, algodão-doce, etc. Crianças ricas e pobres extravasam alegria juntas, felizes com a homenagem dos adultos, que, quando podem, dão presentes antecipando o Papai Noel das festas natalinas. Só é preciso não ficarmos escravos desses presentes, que devem ser dados na medida das possibilidades das famílias e como recompensa por bom comportamento.

No mesmo dia 12 de outubro também comemora-se o Dia da Padroeira do Brasil, a nossa querida Nossa Senhora Aparecida, um merecido feriado nacional. A estátua da santa negra, encontrada no leito de um rio em São Paulo, deu origem a uma cidade onde foi construída uma enorme catedral, visitada durante todo o ano, mas especialmente nesse dia comemorativo, quando caravanas de todo o Brasil vão em agradecimento aos milagres ou para fazer seus pedidos. A fé é tanta que a sala dos milagres já não comporta tantos objetos, como pernas de cera, flores, mensagens, entre outros.

O mês de outubro propicia muitos momentos para a valorização de profissionais, como médicos, dentistas, trabalhadores da construção civil, etc., e serve para a conscientização e reflexão sobre vários temas sensíveis à humanidade. Por isso, gostaria de sugerir que todos orem, irradiem paz, alegria e muito amor, não apenas para o Brasil, mas para todo o planeta, que está passando por vários “abalos” neste período já previsto e mencionado na Bíblia, no Apocalipse, que nada mais é do que a Revelação do apóstolo João.

Com a alegria das crianças, o compromisso dos professores e, principalmente, com a fé e esperança dos brasileiros na padroeira do Brasil, que tal aumentarmos nossa fé e esperança em um mundo melhor, começando a partir de nós mesmos?

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado