Dr Joel Câmara, não é só o dançarino mais famoso do DF. Ele é advogado e Especialista em Ciência Política. Em uma entrevista exclusiva, esse Jovem de 89 anos conta um pouco da sua trajetória.
Vamos pelos anos!
1933 – Nasceu o Jovem
1938 – Com cinco anos ganhou de seu pai o título de “subversivo”, porque contra a “ditadura” da vovó, que o proibia de comer goiabada sem autorização, provocou o desabamento do armário da cozinha onde estava escondida, na última prateleira, a lata de doce, “Goiabada Peixe”.
1939 – Cometeu seu segundo ato subversivo, desobedecendo a ordem da “ditadora”, indo para a varanda no 3º andar do prédio onde morava, caindo no térreo e dentro de um barril, (que o salvou), estava cheio de lixo e bosta.
1944 – Começou no Colégio Americana Batista, o movimento de “Abaixo a Ditadura” entre os colegas do curso ginasial, com apoio do estudante do curso científico, Ariano Suassuna.
1946 – Liderou no Colégio Porto Carreiro 3º ato revolucionário contra a obrigatoriedade do Ensino de Latim. Venceu.
1949 – Como Aprendiz de Oficina, na Administração do Porto do Recife, liderou o MDA (Movimento de Defesa da Amazônia) contra a intervenção norte-americana na soberania nacional na região.
1952 – Estava aquartelado na Escola Naval, esperando receber a identidade e o fardamento de aluno do Colégio Naval, quando o Diretor da Escola descobriu que estava liderando dentro da Escola o Movimento em Defesa da Amazônia.
1953/1961 – Tornou-se pesquisador sobre psicologia política e criminal. Ganhou o 1º prêmio na III Jornada de Estudos Psicológicos e Psiquiátricos com a tese “Da reabilitação do delinquente e sua problemática”.
1961- Foi considerado “subversivo”, pelos Diário de Pernambuco, por causa desse trabalho, sendo proibido de continuar suas pesquisas na Casa de Detenção do Recife.
Logo após, foi convidado pelo Deputado Estadual, Clodomir Morais para ser o Advogado dativo e Assistente de Promotoria”, município de Bom Jardim, Pernambuco,
1962- FOI A ÚNICA PESSOA NO MUNDO, que, em documento público, declarou que até 31 de março de 1964, as Forças Armadas iriam promover uma revolução para restabelecer os princípios de disciplina e hierarquia nas Forças Armadas e no país e que “os comunistas iriam correr”. E a partir de então, lidera o movimento de pacificação nacional, JOVENS PARA PAZ jovensparapaz@gmail.com.
1963 – Escapou de atentado de morte liderado por Hélcio Silva, que se dizia ser jornalista de “O Globo”, mas que descobriu em 12 de maio de 2022, que é oficial do Exército Brasil…
1964 – Se entregou ao IV Exército e, com a ajuda de um recruta e de seu pai fez chegar às mãos do General Castelo Branco denuncia de tortura ocorrendo no 7º Regimento de Obuses, em Olinda, onde estava preso. E o Castelo Branco enviou seu Chefe da Casa Militar, Ernesto Geisel, para ouvi-lo no xadrez e o Comandante do Quartel foi destituído e para a Reserva e o Comandante do IV Exército responsável pela sua integridade física. (Ocorrências registradas pelo Coronel PM, José Fernando Pontes Soares Filho e Dr. Eudes de Souza Leão Filho, respectivamente, às páginas 244 e 306, do Volume 6, do livro “1964 – 31 de março – História Oral do Exército)
1965 – Continuou liderando o movimento de pacificação, Jovens para Paz – jovensparapaz@gmailcom
1973 – A partir de 1973 organizou em Pernambuco, o Movimento de Lideranças Cristãs, por conta do qual em 2000 participou, da “Cúpula do Milênio para a Paz” na ONU.
1978 – Fundou em Punta del Leste, no Hotel San Rafael, Uruguai, a “União dos Filhos de Abraão, com judeus, cristãos e islâmicos (Muçulmanos), durante o I Congresso Mundial de Teologia, promovido pelo Reverendo Moon.
“O Pesadelo do Século, o Sonho do Milênio e Você”.
“Deus Comanda a Invasão”, “Do Poder Hierárquico e seus limites”, “Da Reabilitação do Delinquente – sua problemática. “Cuba: a ilha da fantasia” , “Julião – O Jovem”, “1964 – Uma Revolução Impossível”. “As Aventuras do General das Ligas”
Próximo lançamento – “SORIANO NETO – UM LÍDER INJUSTIÇADO”