No Brasil, somente os jardins botânicos do Rio de Janeiro e São Paulo oferecem cursos regulares de pós-graduação na área de Botânica.
A Escola oferecerá cursos de graduação e pós-graduação em parceria com a Funab. Inicialmente será oferecido o curso de Gestão Ambiental e, posteriormente Gestão de Recursos Hídricos e de Resíduos Sólidos.
Atendendo a uma demanda por cursos de graduação de curta duração para que o aluno possa entrar mais cedo no mercado de trabalho, a instituição desenvolveu uma grade curricular de cinco semestres. A cada seis meses, o estudante receberá uma habilitação certificada que poderá ser usada para conseguir um bom emprego. No caso específico do curso de Gestão Ambiental da ESC o aluno sai habilitado como: Técnico em Agente de Defesa Ambiental, Técnico de Controle de Meio Ambiente, Viveirista Florestal e, ao final do curso, Gestor Ambiental.
A metodologia também será diferenciada. Os alunos aprenderão através da solução de problemas apresentados como se já fossem profissionais da área. Com a ajuda dos professores, os estudantes tentarão resolver as questões. Os tutores virão do quadro do GDF e são profissionais da área ambiental. Eles receberão treinamento para trabalhar com essa modalidade de ensino e dividirão sua carga horária semanal de trabalho entre a instituição de vínculo e a ESC.
Fonte: http://www.jardimbotanico.df.gov.br