Atual governador teve 50,30% dos votos válidos. Desde 1990, quando capital do país passou a ter eleições diretas para o GDF, nenhum político se reelegeu sem ir para 2º turno.
Nas eleições do dia 02 de outubro, Ibaneis Rocha (MDB) tornou-se o primeiro governador reeleito no 1º turno da história do Distrito Federal. Durante a comemoração, em cima de um carro de som, logo após a confirmação da vitória, Ibaneis se disse surpreso com o resultado das urnas que contabilizaram 832.633 votos para ele, o equivalente a 50,30% dos votos válidos.
“O povo do Distrito Federal me ama. Eu tô muito emocionado, e eu vou ser sincero: eu não aguardava vencer no 1º turno “, disse Ibaneis.
Leandro Grass (PT, PV, PC do B), o segundo colocado ao GDF, teve 434.587 votos, 26,25% dos votos válidos.
Ibaneis Rocha Barros Júnior, de 51 anos, vem de uma família piauiense. Seu pai era dono de farmácia, e a mãe, enfermeira. Nascido na capital federal, foi presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal entre 2013 e 2015. É dono de um escritório de advocacia em Brasília, aberto ainda na década de 1990.
Depois de 25 anos atuando exclusivamente como advogado, concorreu pela primeira vez a um cargo público em 2018, quando foi eleito governador.
Sua coligação tem o apoio do Avante, Pros, Agir, PP, Solidariedade e PL.