Feira da Longevidade

Segunda edição do evento promove encontro entre profissionais que trabalham com o segmento da terceira idade e população que vive essa fase da vida

 

A gerações que viveram os últimos 50 anos estão revolucionando o envelhecer, garante o médico brasileiro Alexandre Kalache, autoridade em envelhecimento reconhecida mundialmente, em entrevista recente à BBC Brasil. No século XXI, homens e mulheres que estão chegando à maior idade, ou vivendo essa fase, encararam o passar dos anos com mais vitalidade, desenvoltura e saúde que seus antepassados. Muitos fatores viabilizam essa mudança de comportamento. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, a Feira da Longevidade traz à cidade uma gama de ferramentas e possibilidades disponíveis àqueles que querem viver essa experiência com mais serenidade, sabedoria e, é claro, qualidade de vida. De 28 a 30 de julho, estandes, shows, palestras e oficinas movimentam a área externa do Brasília Shopping – em frente à entrada da W3 – com profissionais e prestadores de serviços que atendem à terceira idade na região da capital.

 

Produzida pela Conceito Comunicação, a ideia da Feira é oferecer novidades, oportunidades, entretenimento e informações a este segmento crescente da população. “O objetivo é aproximar os consumidores de empresas e profissionais especializados na terceira idade, bem como de representantes do governo responsáveis pela condução de políticas públicas adequadas a essa parcela populacional”, resume Liana Alagemovits, diretora de comunicação do evento.

 

Estimativas da Organização das Nações Unidas apontam que até 2050 o Brasil terá 64 milhões de idosos – ou 30% da população, em comparação aos atuais 12%. Em 2001 esse total era de apenas 9%. Em menos tempo – em 2025 – o país deverá ocupar o sexto lugar em número de idosos no mundo. Segundo o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, a quantidade de pessoas com mais de 60 anos no Brasil deverá crescer além da média internacional e em breve seremos considerados uma nação envelhecida. Para a OMS, essa classificação é dada aos países com mais de 14% da população constituída de idosos, como França, Inglaterra e Canadá.

 

Renata Monnerat, gerente de marketing do Brasília Shopping, ressalta que a Feira da Longevidade é uma facilitadora, um evento que aponta caminhos interessantes para se viver a maior idade sem perder o pique. “Serão três dias de serviços, debates e troca de informações voltados ao público. Queremos promover a interação, fazer com que os idosos e familiares conheçam serviços e atendimentos disponíveis na região da capital. As melhores empresas e prestadores capacitados estarão na feira”, adianta Monnerat. Os visitantes também terão acesso a profissionais aptos a aferir a pressão arterial, a realizar exames de glicose e ocular básico. Haverá também um psicólogo orientador familiar.

 

Os stands da Feira da Longevidade trarão ainda novidades tecnológicas e serviços especializados, como monitoramento de pessoas, por exemplo. O evento conta com o apoio da Associação Brasileira De Clubes da Melhor Idade do Distrito Federal – ABCMIDF e da Associação Brasileira de Cidadãos Sênior – ABRACS. “Estamos focados no conceito de longevidade aliado à cidadania. A iniciativa, além de buscar expor bons negócios e oportunidades, promove a inclusão e aponta caminhos que ajudam as pessoas com mais de 50 anos viverem essa fase da vida com mais tranquilidade e menos inquietações”, observa a diretora comercial da feira, Rachel Formiga.

 

Palestras, apresentações culturais, oficinas e até desfile de senhoras

 

A programação da Feira da Longevidade contempla palestras e debates com profissionais reconhecidos. Entre eles, a especialista em Fisioterapia Geriátrica e Gerontológica Sara Brandão, que falará sobre como a postura pode potencializar a autoestima. O filósofo Theófilo Silva, autor dos livros A Paixão Segundo Shakespeare eShakespeare Indignado, também encontra o público para uma conversa sobre a vida do poeta/dramaturgo inglês e as curiosidades de sua obra aplicadas aos dias atuais. A psicóloga Silvana França traz à feira um tema delicado que vale debate com a palestra Como Vencer Traumas. Já o médico Daniel Marciel Azevedo faz uma apresentação sobre personalização de medicamentos. A fisioterapeuta Fabiane Vaz falará sobre prevenção, tratamento e uso de games para prevenir quedas no palco central do evento. A feira também receberá o lançamento do livro Manual da Boa Morte, com sessão de autógrafo da autora Luciane Schutte.

 

Um leque de atrações compõe a programação cultural da Feira da Longevidade 2017. A estilista Flávia Palhares comandará o desfile de senhoras, haverá também um recital de poesias com Sandra Fayad. Sucesso na primeira edição, a dança marca presença com a trupe do Dança Sênior; as dançarinas do Divas Dance – mulheres entre 50 e 85 anos, idealizado por Roberta Marques; e o Grupo de Dança Deusas da Lua. A música chega com corais da cidade, com o saxofonista Meia Boca, conhecido por ter tocado com Stevie Wonder, e com bandas de músicos locais em apresentações no palco externo.

 

A segurança também é tema de destaque. Formada pela Federação Sul Americana de Krav Maga e pela Universidade de Wingate-Israel, a instrutora chefe da modalidade no DF, Vanessa Ribeiro, falará sobre defesa pessoal. A Feira da Longevidade também terá aulas práticas de Kundalini Yoga, aula-show com a chef Priscila e experimentações cênicas com Tasso Jugmamn, que apresenta exercícios lúdicos e ferramentas incríveis para aumentar a autoestima, auxiliar na comunicação interpessoal e promover o respeito à diversidade.

 

Para quem gosta de colocar a mão na massa, nos três dias de evento, oficinas temáticas e gratuitas serão ministradas por profissionais de diversas áreas – horta, reciclados, origamis, bijuterias e flores. No workshop de horta, os interessados aprenderão sobre técnicas de plantio em vasos e floreiras. Mudinhas de hortaliças em vasinhos descartáveis serão distribuídas aos participantes. A criatividade será exercitada nas aulas de arranjos florais e Origami – arte secular japonesa que trabalha com dobradura de papel – e a diversão está garantida na oficina de bijuteria. Basta acessar o site para se inscrever. No domingo, uma palestra com o consultor financeiro Rogério Olegário com o tema Saúde Financeira na Longevidade e outras atividades (veja programação) encerram a feira.

 

Confira toda a programação com horários e atividades em:

http://portallongevidade.com.br/feira-2017/

 

SERVIÇO

Feira da Longevidade

Data: 28,29 e 30 de julho

Local: área externa do Brasília Shopping – em frente à entrada da W3

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado