GDF amplia manutenção de vias em São Sebastião após chuvas fortes

Ações nos bairros Vila Nova, Morro da Cruz, Zumbi dos Palmares e nas rotas de ônibus escolares buscam minimizar danos causados pelo alto volume pluviométrico registrado na região

Por

Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Um trabalho em conjunto de órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) segue em São Sebastião para atender demandas relacionadas à malha viária afetada pelas chuvas recorrentes. A parceria conta com o programa GDF Presente, a Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a administração regional local. Além da recuperação das vias, as equipes atuam na limpeza de bocas de lobo em toda a rede de drenagem pluvial da região. As intervenções priorizaram áreas centrais, consideradas mais impactadas pelo volume acumulado de chuva.

Serviço, que contempla reparos em rotas de ônibus escolares, é executado por meio de parceria | Foto: GDF Presente

“Precisamos dar respostas mais emergenciais na proporção de força do nosso trabalho, devolvendo o direito de ir e vir da população e atendendo sem medir esforços”

Leandro Cardoso, coordenador do Polo Sudoeste do GDF Presente

Entre os trabalhos em ação, estão as manutenções em vias no bairro Vila Nova, com o uso de cerca de 3 mil toneladas de massa asfáltica — além de reparos na Avenida Principal do bairro Zumbi dos Palmares e no Morro da Cruz, rotas muito utilizadas por ônibus escolares. Para a execução dos serviços, foram mobilizados cerca de 15 caminhões, oito máquinas e aproximadamente 50 trabalhadores, além de duas equipes do GDF Presente.

Segundo o coordenador do Polo Sudoeste do GDF Presente, Leandro Cardoso, trata-se de uma resposta emergencial às condições climáticas atípicas enfrentadas neste período. “É um trabalho para amenizar os estragos na malha viária, decorrente do grande volume de água que afetou a cidade”, explica. “Precisamos dar respostas mais emergenciais na proporção de força do nosso trabalho, devolvendo o direito de ir e vir da população e atendendo sem medir esforços.”

O chefe de gabinete da Administração Regional de São Sebastião, Valmir José da Conceição, relata que os serviços foram concentrados nas áreas mais afetadas, com a manutenção de vias pavimentadas e não pavimentadas. “Tivemos um problema sério com uma das maiores chuvas acumuladas na região”, lembra. “São Sebastião registrou um acúmulo de 71 milímetros de chuva em um único evento, o que agravou os danos em diferentes pontos da cidade.” 

O gestor enfatiza que as ações em conjunto são essenciais e seguem conforme a demanda identificada nos bairros, com foco na redução dos impactos causados pelas chuvas no cotidiano da população: “Esse mutirão foi de suma importância para melhorar a trafegabilidade e a qualidade de vida da população de forma mais rápida”, elogia. “O GDF veio de pronto atendimento para realizar esses trabalhos.”

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Compartilhe esse post

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado