por Poliana Costa
O Projeto Bom de Bola, liderado pelo SubTenente Dinei, teve início pela SubTenente Marlene em 2011, hoje, conta com 95 alunos matriculados em 04 turmas e uma lista de espera de mais de 50 crianças. O Bom de Bola é muito importante para a disciplina e formação do caráter da criança. Em períodos escolares, o jovem se ocupa com o esporte em partidas de futebol no campo do 21BPM de São Sebastião. Porém, o projeto está passando por uma situação difícil, pois o campo sintético está deteriorado e precisa urgente de reforma no gramado, os policiais temem as crianças machucarem com os buracos e desníveis do campo. “O projeto funciona segunda, quarta e sexta. Faço um acompanhamento das notas escolares dos alunos, incentivando-os a melhorar, tanto a nota como o comportamento na escola, dando cidadania através do futebol. Por meio da modalidade, a comunidade vem ao batalhão e procuram os policiais para fazer a matrícula, mas com o campo da forma que está, é perigoso a criança machucar, para isso não acontecer e dar continuidade, precisamos de ajuda para a manutenção imediatamente.” Relata o ST Dinei.
A Polícia Militar trabalhando para aproximar cada vez mais a comunidade do policial militar. “O projeto é muito importante, meu primeiro filho fez o projeto por 03 anos e agora o caçula no projeto. A mudança no comportamento deles foi bem expressiva.” Revela o analista comercial, Antônio dos Santos.
O projeto atende crianças de 08 à 14 anos de idade, nos turnos matutinos e vespertino, o responsável tem que ir até o batalhão e pegar a ficha de inscrição.
O estudante Thayron Kawan, 10 anos, sonha em se tornar um jogador de futebol profissional. “Foi a melhor coisa que fiz, ter entrado para o projeto, melhorei meu desempenho no futebol, meu físico e minha vida. Quando crescer, quero ser jogador de futebol, porque eu amo.”
A mãe do Davi Costa, 10 anos, a Dona Zozilene, revela que com apenas um mês no projeto, o comportamento do meu filho mudou, já nota a diferença no comportamento. “Do projeto ele já vai para escola, isso me ajuda muito. Gosto que o projeto fala de Jesus, isso é uma maravilha”.
Com a participação do projeto em torneios, muitos alunos saíram do Bom de Bola e hoje jogam no profissional do futebol. O Comandante do 21BPM, Tenente Coronel Maciel apoia, colabora e incentiva a manutenção do sintético. “O projeto já tem 11 anos de existência e necessita urgente de uma reforma.” Finaliza.
Para entrar em contato com o projeto, basta ir no 21 Batalhão de Polícia, ou entrar em contato com o SubTenente Dinei pelo número 98413-6566