Por Isaac Mendes
Foto: Eliza Maria
No último dia 24 de junho, a Rede Socioassistencial e Organizações da Sociedade Civil de São Sebastião promoveram a 1ª Conferência Livre de Assistência Social no Instituto Federal de Brasília – Campus São Sebastião. O evento, que fez parte do processo preparatório da 15ª Conferência Distrital de Assistência Social, contou com a participação ativa da comunidade, garantindo que as vozes que mais necessitam dos serviços de assistência social fossem ouvidas e consideradas na formulação das políticas públicas.
A 1ª Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião-DF foi um marco importante para a participação da comunidade de São Sebastião na construção de políticas sociais mais inclusivas e efetivas. O engajamento da sociedade civil foi fundamental para o sucesso do evento, que possibilitou a troca de experiências, o debate de ideias e a formulação de propostas concretas para a melhoria da assistência social em São Sebastião e no Distrito Federal como um todo. O próximo passo será mobilizar a participação na Conferência Setorial, prevista para acontecer no mês de agosto, no Paranoá-DF.
A conferência foi dividida em grupos, que trabalharam em cinco eixos temáticos para levantamento de propostas.
Os eixos foram os seguintes:
*Financiamento
*Controle Social
*Articulação entre os segmentos
*Serviços, programas e projetos
*Benefício e transferência de renda
A mesa de abertura foi composta por representantes de diferentes setores envolvidos na assistência social. Estiveram presentes Wesley da Silva Oliveira, professor representante do IFB Campus São Sebastião; Gabriela Fogaça, gerente do CRAS São Sebastião; Rita Marlene Salcedo Cardenas, usuária dos serviços socioassistenciais; Wagner Antônio, trabalhador do SUAS; Alan Kardec Martins Gonçalves, usuário do serviço de acolhimento; Clayton Avelar, representante do Sindsasc; e Manoel Pina, representante do Conselho de Assistência Social do DF. O Cerimonial foi apresentado por Isaac Mendes e Diane Tolentino.
Edição final: Poliana Costa