CCBB Educativo- atividades presenciais e digitais para a semana

Programação

Esta semana, o programa CCBB Educativo brinda o público com duas possibilidades da atividade que é sucesso entre famílias. O Lugar de Criação acontecerá na sexta, no modo digital, com “Invertendo Simetrias”, e no sábado, no modo presencial, com Oficina de Artes. A programação também retomou, presencialmente, as Visitas Mediadas e Visitas Mediadas em Libras.  digitalmente, além de todo o acervo do site, há as Visitas para Escolas e Instituições, feitas a partir de agendamento, curso Transversalidades com “Das histórias: arte e educação no contexto da Escolinha de Arte do Brasil” e Processos Compartilhados “Mapas e plantas: a cartografia como ferramenta auxiliar no processo artístico”.

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Ao público que quiser participar das atividades presenciais, o compromisso de que o trabalho da equipe se desenvolve de forma a oferecer o máximo de tranquilidade, com limitação de público e extremo cuidado às medidas sanitárias e de distanciamento necessários à contenção da pandemia.

Sucessos do programa CCBB Educativo acessível pelo site

A todo momento, o público pode visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Transversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.

*Neste momento, em que protocolos especiais de visita e permanência são necessários para a segurança de todos nós frente ao COVID 19, a programação trabalhada digitalmente traz uma nova abrangência, possibilitando acesso de públicos de todo o território nacional. Como já vinha investindo em conteúdos nas plataformas digitais desde o início da pandemia, públicos diversos continuarão contando com uma rica programação para curtir, informar-se e aprender sem ter que deixar a segurança de casa. 

 .

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL 

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas à exposição permanente “Acervos do Brasil”, do Museu Banco do Brasil e à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade e ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. Nessas visitas, educadores e público dialogar, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:
Terças, quartas e sextas, às 12h e às 18h

Quintas às 12h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

 

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: Nas visitas mediadas em Libras, ocorrendo simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras), os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

 

22/05- LUGAR DE CRIAÇÃO- OFICINA DE ARTES

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Exercícios de experimentação de materiais, sons e movimentos em processos artísticos voltados à criação de imagens.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 24 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.  Para esta atividade é emitido apenas um ingresso por CPF; o representante poderá estar acompanhado por até cinco (05) pessoas de sua família, com o mesmo ingresso.

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

 

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Durante todo o mês de maio

Duração: 50min ou 1h40min

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

19/05- Transversalidades- “Das histórias: arte e educação no contexto da Escolinha de Arte do Brasil (EAB)”, com Sidiney Peterson Lima

O que é: Curso para professores e educadores, com módulos independentes, que aborda temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando as questões presentes nas exposições às urgências e reflexões cotidianas. Ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, conta com intérprete de Libras e tem entre seus temas as práticas artísticas, pedagógicas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

Sinopse: A Escolinha de Arte do Brasil (EAB), criada em 1948, no Rio de Janeiro, manteve tão forte repercussão no contexto educacional brasileiro que iniciativas similares foram empreendidas Brasil afora. Entre elas estão: Escolinha de Cachoeiro do Itapemirim, Escolinha de Arte do Círculo Militar de Porto Alegre, Escolinha de Arte da Bahia e Escolinha de Arte do Recife. As ações da Escolinha de Arte do Brasil (EAB) ecoaram por décadas no Brasil e no exterior, provocando o reconhecimento do que veio a se denominar Movimento Escolinhas de Arte (MEA).

Em “O perigo de uma história única”, Chimamanda Ngozi Adiche, afirma que “as histórias importam. Muitas histórias importam. As histórias foram usadas para espoliar e caluniar, mas também podem ser usadas para empoderar e humanizar”. Que histórias são contadas sobre a Escolinha de Arte do Brasil (EAB)? Como essa experiência colaborou para um entendimento acerca da arte e o seu ensino? Como se trabalhava, no âmbito da EAB, a questão da criação artística e qual entendimento e importância desse conceito naquele contexto? Quais as relações possíveis entre as práticas realizadas na formação de professoras/es de artes, na EAB, e os museus de arte? Estas são perguntas norteadoras do curso que aqui se delineia e que tem as histórias da Arte/Educação no Brasil como processo para uma aproximação e entendimento acerca das experiências artísticas e epistemológicas realizadas na Escolinha de Arte do Brasil (EAB). O curso parte de leituras dos arquivos da EAB, suas diferentes funcionalidades, lacunas, brechas não para trazer certezas sobre a EAB, mas como modo de colocar em circulação outros discursos sobre a EAB e a formação modernista de professoras/es de artes, a partir de perguntas elaboradas na contemporaneidade.

Sobre o convidado: Sidiney Peterson F. de Lima é professor colaborador do Prof-Artes (IA/UNESP); diretor de Relações Internacionais da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Biênios 2017/2018 – 2019/2021) e doutor e mestre em artes pelo Instituto de Artes – UNESP. Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participa de pesquisas e estudos no Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF) e Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação (GPIHMAE). É membro fundador e representante no Brasil do Centre de Recherche d’Éducation Artistique et Société (CREAS). Tem desenvolvido pesquisa com foco na História do Ensino de Arte e formação docente, na área de Artes, no Brasil e América Latina. É organizador dos livros: “Instantes da formação docente em artes”, em parceria com a professora Gabriela Augustowsky (UMA- Argentina), e “Arte e Pedagogia: a margem faz parte do rio”.

Serviço
Quarta-feira, às 15h

Duração: 2 horas

Encontro em formato webinar

Acessível em Libras

Vagas: 500

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

– 

20/05- PROCESSOS COMPARTILHADOS- “Mapas e plantas: a cartografia como ferramenta auxiliar no processo artístico”, com Sara Lana

O que é: Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, produtores, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural, o curso aborda aspectos dos trabalhos de diferentes áreas da indústria cultural.

Sinopse: Desenhar mapas e traçar plantas baixas são exercícios cartográficos muito presentes no processo de criação e documentação da artista Sara Lana. O pensamento “especializado” acompanha seus trabalhos, tendo eles como suporte final o desenho, o som ou uma instalação multimídia. Nesse encontro ela compartilha com o público participante como esse pensamento pode amparar um processo artístico e apresentar ferramentas para implementar mapas colaborativos virtualmente.

Sobre a convidada: Sara Lana é uma artista e desenvolvedora brasileira de 33 anos. Nascida em Belo Horizonte, estudou matemática e engenharia elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais. Seus projetos se situam na confluência da arte com a tecnologia, recorrem a suportes variados, valendo-se principalmente do som, da eletrônica e do vídeo, tendo a ilustração presente em todo o processo de criação. Sua obra busca promover a desalienação tecnológica ao chamar a atenção para o nosso alheamento à onipresença das máquinas digitais na sociedade contemporânea. Seu trabalho propõe ainda uma reflexão sobre a relação com os animais que dividem o espaço com os humanos, e estimula a busca de relações mais equilibradas com eles no contexto tecnológico atual.

Sara também faz parte da diretoria da Silo – Arte e Latitude Rural, uma organização da sociedade civil que se dedica a acolher e a difundir projetos culturais em zonas rurais, com o objetivo de proporcionar o intercâmbio transdisciplinar entre diferentes áreas – sobretudo arte, ciências e tecnologias – e estimular o cruzamento entre técnicas intuitivas e saberes científicos.

Serviço:

Quinta-feira, às 14h

Duração: 3 horas

Encontro em formato webinar

Vagas: 200

Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Acesso: Evento gratuito

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

21/05- LUGAR DE CRIAÇÃO Digital- Inventando Simetrias

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Quando algo pode ser dividido em duas partes iguais, dizemos que é simétrico. Uma folha de árvore ou uma borboleta, por exemplo, podem apresentar simetria. Esse mesmo conceito está presente na matemática, na geometria, na arte e na natureza, atravessando com frequência o nosso cotidiano. Ao longo da história, a simetria também constituiu um elemento importante para a produção de obras de arte da arte, sejam figurativas ou abstratas. Agora é a nossa vez! Com proposta, os participantes serão estimulados a criar imagens utilizando esse conceito.

Serviço:

Sexta-feira, às 10h (lançamento nas plataformas)

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

—-

Assessoria de imprensa CCBB Educativo – Conteúdo Comunicação

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado