Você sabe o que é ESQUIZOFRENIA?

por Cecília Peixoto
Psicóloga

A esquizofrenia é uma doença mental crônica, que afeta os comportamentos, pensamentos e sentimentos.
Estudos alegam que a causa é ligada à alguns fatores genéticos, ambientais e alterações químicas cérebrais, como os neurotransmissores: dopamina e glutamato e, em muitos casos, alguns fatores da vida do indivíduo, podem ser gatilhos para o início dessas alterações.
Geralmente se manifesta na adolescência ou no início da fase adulta. Estima-se que há cerca de 1,6 milhões de esquizofrênicos.
Os sintomas são desenvolvidos ao longo do tempo, de forma gradativa, antes do primeiro episódio na vida da pessoa.
E quais seriam esses sintomas?
ALUCINAÇÕES: Ocorrem nos cinco sentidos: auditivos, visuais, olfativos, tato e paladar; como exemplo a pessoa pode ver e ouvir coisas , pessoas, músicas, fatos criados na sua mente. Sente cheiro ou sabores que não estão presentes, mas, que para ela são reais.
Outras vezes podem escutar vozes de pessoas conhecidas ou até mesmo desconhecidas, ameaçadoras, cruéis, pedindo pra ela falar,ou fazer algo.
DELÍRIOS: são falsas crenças, mas que pra pessoa aquilo é real, por mais que mostre à ela que aquilo não está acontecendo, não muda o modo dela pensar no fato, por exemplo: pode acreditar que está recebendo mensagens de alguém, ou mesmo que tem alguém à perseguindo, ou tem um complô contra ela.
Além disso afeta a concentração e a pessoa fica com o pensamento, discurso confuso e fala desorganizada.
Pode ter problemas pra lembrar coisas, fatos, falas, por esquecimento do que estava falando ou fazendo, ou mesmo ir de uma conversa à outra, sem terminar e arranjar termos que não existem, e que não se entende o que ela está falando ; outras vezes ela pode simplesmente parar de falar.
Muitas tem o que se chama” delírios de grandeza” que são opiniões exageradas sobre elas mesmas, como achar que são poderosas, ricas, importantes, que tem habilidades melhores que todos e isso lhe dá um poder ; outras vezes, a pessoa pode até sair do pensamento e se portar como tal, o que pode ser perigoso pra ela
e para os outros que convivem com ela.
PROBLEMAS COGNITIVOS:
Falta de atenção, dificuldade em manter a concentração e lembrar-se de coisas, isso pode dificultar ainda mais o quadro, pois atrapalha a aprender coisas novas ou lembrar de fatos e coisas importantes para sua tomada de decisões.
No geral são excessivamente animadas, altamente hiperativas com dificuldades de manter- se sentadas ou quietas por um tempo. Essa agitação , faz com que muitas vezes, falem compulsivamente, rapidamente, deixando-as confusas e isso acaba atrapalhando sua alimentação e o sono.
APATIA/ANEDONIA:
ela pode se retrair lentamente e
deixar de se preocupar com os aspectos de sua vida, deixa de trabalhar, cuidar da saúde, das coisas simples e mesmo rotineiras que fazia, deixa de falar com a família e amigos, não se sente encorajadas a fazer quase nada, desinteresse total em conversar.
Uma apatia de sentimentos são observadas em suas expressões.
A pessoa não tem reações as notícias boas ou mesmo ruins, suas expressões faciais podem ser poucos ou nada exibidas.
Outras vezes sua fala pode ser monótona, ou podem ser exageradas, como exemplo dar gargalhadas ou ataques de raiva sem motivo aparente.
OUTROS SINTOMAS:
Há uma luta pra ir de idéias conceitos restritos a concretos, isso por ter dificuldades em entender coisas que não são físicas, reais, duplo sentido e ditos populares,também podem ocorrer risadas sozinha e sem motivos.
Elas só conseguem interpretar fatos ao pé da letra .
Podem ter comportamentos de infantilidade,se vestir de forma esquisita, fazer gestos estranhos, falas com ecolalia, repetir o que os outros falam, ou ecopraxia, que é repetir os gestos/ movimentos dos outros.
Se você se identificou com a maioria desses sintomas que lhe acompanham a mais de 6 meses, em ordem crescente , ou alguém próximo, procure ajuda de um profissional Médico Psiquiatra e psicólogo especialista na área da psicopatologia eles ajudarão você a fazer um Diagnóstico preciso.
Lembre-se, diga não ao PRECONCEITO, ela é uma doença como outra qualquer e merece tratamento.
O quanto antes procurar ajuda, mas qualidade de vida poderá obter. Fonte: www.msdmanuals.com

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado