Supernova e Ludocriarte recebem Prêmio Cultura Viva DF

A Associação Cultural Supernova e a Brinquedoteca Ludocriarte receberam o prêmio Cultura Viva DF, entre tantos outros Agentes Culturais de Base Comunitária que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento artístico/cultural do Distrito Federal.
A cerimônia de premiação aconteceu, no teatro galpão do Espaço Cultural Renato Russo e contou com um colorido e dançante espetáculo do grupo musical Os Brincantantes, formado pelas crianças e educadores/as da Ludocriarte, de São Sebastião.
O movimento Supernova é formada por artistas que há quase 18 anos batalham para romper barreiras socioculturais por meio de ações coletivas, como saraus, exposições de artes plásticas e apresentações musicais ao ar livre que promovem o acesso às mais variadas manifestações artísticas e culturais. Desde sua constituição formal, em 2010, o Movimento Supernova promove cenas culturais que possibilitam a artistas locais espaços para divulgação e circulação de seus trabalhos, funcionando como vitrine cultural para a comunidade.
O Ponto de Cultura Ludocriarte é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2005 com o objetivo de desenvolver ações socioeducativas para crianças, adolescentes e seus familiares por meio da linguagem lúdica, artística e cultural, em São Sebastião.
Ao longo dos últimos 13 anos, a Ludocriarte tem oportunizado o desenvolvimento de milhares de crianças na comunidade de São Sebastião, realizando projetos voltados para a cultura e educação por meio de metodologias e abordagens que priorizam a cultura da infância e possibilitam a construção de relações mais solidárias e humanistas, utilizando a arte e o brincar como nossas principais ferramentas de intervenção na realidade.

Prêmio Cultura e Cidadania
O agitador cultural, Paulo Dagomé de 53 anos recebeu na categoria afrobrasileiro o prêmio Cultura e Cidadania. Paulo é poeta desde os doze anos de idade, músico desde os quinze, fundou o grupo cultural Radicais Livres que realizou o Sarauradical desde 2003, o qual servia como uma vitrine para a produção artística de São Sebastião, no Distrito Federal, onde cantores, atores, poetas, declamadores, pintores, artistas e público em geral, se apresentaram mensalmente até 2010 quando funda o Movimento SuperNova, no qual atua desde então com a mesma missão de proporcionar vitrine cultural.

Continua depois da publicidade
Publicidade:

Morador de Brasília desde 1989 e de São Sebastião desde 1993, apenas a partir de 2001 inicia sua militância na cidade em favor das artes, expondo seus quadros, declamando seus poemas ou cantando em bares, escolas e centros culturais.
“Agradeço ao reconhecimento institucional do estado que é uma constatação do reconhecimento que já é feito pela comunidade. Fico muito feliz com o reconhecimento, mas quero dizer que a luta contra a burocracia é maior que a luta pra fazer arte e cultura e que isso precisa ser pensado continuamente pelo estado. Apesar dos avanços da atual gestão há muito por fazer nesse campo. Precisamos focar nos resultado dos projetos e menos nos processos e seu emaranhado de burocracias.” Declarou Paulo.

 

Com informações: Isaac Mendes

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado