por Poliana Costa
O ano de 2023 marca o retorno “oficial” das festividades de carnaval nas cidades satélites do DF. Após anos de restrições e cuidados necessários para conter a pandemia da COVID-19, as cidades de São Sebastião e Jardim Botânico retomam as festivas e os foliões brincam com desfiles e blocos.
Na cidade de São Sebastião, foi realizado o Carnaval da Avenida por 04 dias. O evento particular ocorreu na DF 473 em frente a Praça do Gaguinho, organizado por Dhyone dos Anjos e Júlio J.A.
Outro evento que teve muita animação e brilho, foi o Bloco Manga Botânica, cordenador por Ruth Venceremos, Meire e Isaias. O evento contou com a presença do deputado Gabriel Magno (PT)
Segurança
O carnaval passou e o Ten Cel Maciel do 21º BPM cedeu informações sobre a segurança neste período, ele conta exclusivamente, para o JORNAL DAQUI DF, que os eventos carnavalescos das regiões administrativas foram tranquilos. “Não podemos subestimar e nem superestimar evento nenhum, peguei o Batalhão em período da pandemia, e esses dois anos e seis meses, estou montando um plano de operações. Tanto é que foi implantado um plano de operações para regular os apoios, dias e o intervalo de policiamento robusto para garantir a segurança, paz e tranquilidade dos foliões e das famílias. ”
No período dos eventos, não teve nenhuma ocorrência policial. O Tenente Coronel fala sobre o balanço dos últimos anos. “A criminalidade de São Sebastião sempre esteve muito bem controlada. Trabalhamos para reduzir o patamar, mas infelizmente ainda temos homicídio, roubo a comércio, roubo transeunte e furto, porém, trabalhamos fortemente para que esse nível reduza cada vez mais.”
Albergues instalados em São Sebastião
Sobre a vinda dos moradores de rua para cidade que antes não tinha, o Tenente Coronel acredita que a alta vulnerabilidade que eles têm, pode acabar colocando-os na criminalidade. “Alguns índices acabaram aumentando por conta desse aumento, antigos habitantes relatam que São Sebastião não tinha morador de rua, e agora tem um certo contingente. Estamos pegando firmes nos termos circunstanciais em relação ao uso de porte de drogas, então, reduziu muito nas praças e bairros da cidade os usuários de droga, porém, tem uma discussão grande em relação a vinda de novas casas de abrigo, justamente para que esse problema possa ser trabalhado e reduzido e essas pessoas não acabem indo para o mundo do crime.
Programas preventivos para o comércio
O Ten Cel Maciel, sente-se agradecido pela união do comércio e comunidade com o Batalhão. “Trabalhamos e caminhamos em duas vertentes. Primeiro temos a nossa rede de vizinhos e comércio protegido, que é muito bem atuante, contribuem e muito com as informações, trabalhamos com tempo e a hora das ocorrências, sem necessariamente precisar aguardar a estatística. A rede de comércio faz isso muito bem.
A segunda vertente são reuniões com a Secretaria de Segurança, Administrações de São Sebastião e do Jardim Botânico e com o Conselho de Segurança, justamente a respeito dos moradores em situação de rua, com ocorrência de perturbação relativo ao comércio que é grande.
Então trabalhamos nessas duas vertentes, a polícia militar em relação a questão social, fomenta essa questão para que essas pessoas possam ser acolhidas, porque elas não são um problema de segurança pública, elas podem gerar um problema de segurança pública.
Então essas pessoas precisam ser acolhidas, para que a criminalidade não acabe chegando nelas e não perturbando a questão dos comerciantes e moradores da cidade.” Finaliza