“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.
Por Cecília Peixoto
Psicologa
Comecei este texto com essa frase para trazer este tema tão relevante neste momento: “A Saúde”. No dia 07 de abril de 1948, foi criada a Organização Mundial da Saúde (OMS), e assim ficou estabelecida a data para comemorar o: Dia mundial da Saúde. Seu objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se ter saúde, não só física, mas também mental e social, portanto, não se restringe apenas à ausência de doenças ou enfermidades. E trazer esse tema hoje, é justamente para refletirmos sobre a importância de se manter um corpo saudável, mas principalmente uma mente saudável.
A maioria da população só se preocupa com o bem-estar físico, e se esquece de que a saúde deve ser vista como uma forma de total bem-estar, buscando também a qualidade de vida emocional. Neste contexto, devemos encarar e buscar formas de bem-estar, que é conseguido não só por meio do tratamento de doenças ou de sua prevenção, mas também por meio da busca pela qualidade de vida; qualidade esta que, devido ao momento em que estamos vivendo, percebemos que saúde não tem sido um estado fácil de ser alcançado, uma vez que temos vivido momentos de muitas tristezas, dores, perdas, preocupações e o pior: sem possibilidades de interagirmos harmoniosamente.
A nossa rotina tem impactado negativamente nessa qualidade, uma vez que, à frente de tantos desafios a se enfrentar, faz surgir o estresse, dificuldades nos acessos ao esporte, à produção de alimentos saudáveis, que melhorem a qualidade de vida para conseguirmos essa Saúde desejada. Fiquemos atentos, pois saúde é um direito de todos nós, e está na “Lei nº 8.080, de 1990, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.”
“A lei também enfoca que, para haver saúde, alguns fatores são determinantes, tais como: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer, e o acesso aos bens e serviços essenciais”.
E aí eu te pergunto: o que você tem feito para melhorar sua saúde e para ter este estado desejado? A mudança precisa começar por nós. Que tal tomar uma decisão a partir de hoje? Buscando práticas que melhorem a qualidade de vida, a fim de conseguir atingir essa saúde física, mental e também social. Isso é possível com simples práticas essenciais como:
1)Manter alimentação de maneira saudável, retirando ou diminuindo o uso de açúcar, sal e gordura;
2)Introduzir rituais para se obter uma boa-noite de sono;
3)Praticar atividades físicas, podendo ser caminhadas, andar de bicicletas;
4)Não se automedicar;
5)Sempre lavar as mãos;
6)Beber muita água;
7)Não fazer uso de cigarro e não consumir bebidas alcoólicas em excesso;
8)Evitar o estresse;
9)Não se comparar a ninguém, manter amizades e buscar positividade.
E lembre-se da frase: “Mente SÃ, corpo SÃO”.