SÃO SEBASTIÃO: CIDADE GRANDE, CIDADE DO INTERIOR.

por Valmir José da Conceição

A cidade que cresceu sob nossos olhares atentos e carinhosos cresceu e progrediu.

Apesar disso ainda parece uma cidadezinha de interior.

Pacata, ordeira, mãe de um povo hospitaleiro, essa cidade nos oferece de tudo e falar desse lugar majestoso é gratificante, pois quem vem para essa cidade nunca mais quer sair e assim vai criando sua própria história. Bonita ou feia. Pequena ou grandiosa. Mas, no final tudo, se resume na nossa São Sebastião querida, que ganhou esse nome por causa do Tião!

Mas que Tião é esse?

Falo do Tião Areia, um dos fundadores da cidade! E com ele e como ele vamos a cada dia criando histórias de luta, superação, resistência e amor, mas ao final tudo se resume na nossa São Sebastião querida.

São Sebastião das olarias que forneceram os tijolos que construíram Brasília e que ainda hoje estão lá como nossas referências firmes e fortes.

São Sebastião com a sua área rural povoada de um povo honesto, trabalhador, que enfeita mais ainda nossa bela cidade reforçando a paisagem com ares de interior.

São Sebastião com sua população mesclada de gente de todos os lugares, cores e origens, mas que não deixam de fazer parte da sua história.

São Sebastião com seus bares, seus botecos, suas casas noturnas que emprestam um ar boêmio para esse nosso cantinho que fica, como dizem alguns, num buraco, mas que na verdade é um vale verdejante que se estende abaixo do letreiro pomposo que exibe seu nome e que delimita sua poligonal, trazendo com isso um ar também de cidade grande.

Ocorre, porém, que quanto mais adentro este nosso mundinho, mais certeza tenho de que estou no interior!

Ah! Essa nossa cidade do interior! Com seu cruzeiro fincado no mais alto morro desde a época dos escravizados, denominado Morro da Cruz e que deu nome a um dos maiores bairros da cidade, que vive na “ilegalidade” como toda a cidade já viveu um dia, mas lutando para ser um lugar “legal”, pois cada pedacinho é importante e conta um parte da nossa história, por menor ou maior que pareça!

Aqui criamos nossas famílias!

Aqui evoluímos, estudamos, progredimos!

Os seus filhos as vezes nem ficam por aqui, porque querem conhecer o mundo, mas, como dizem os mais velhos desde os primórdios: Criamos os filhos para o mundo e os filhos de São Sebastião nunca a esquecem onde quer que estejam!

E assim continuamos nossa história: Das peladas no campo central todo de terra e poeira ao nosso campeonato amador na arena sintética, na prática do esporte que nos traz alegrias nos fins de semana!

Dos campinhos de terra aos ginásios de esportes e à Vila Olímpica!

Da “Matinha do Bosque” ao nosso Parque Distrital de São Sebastião, o pulmão da cidade, que nos ajuda a respirar um ar mais puro e desfrutar as maravilhas da natureza!

Cada um de nós constrói um pouquinho e a cidade cresce e progride a olhos vistos!

Desde a Vila Nova à Vila do Boa, Capão comprido, Residencial Oeste, Vila Green, Setor Tradicional, São José, Residencial do Bosque ,Bela Vista, São Bartolomeu, Borá Manso, Morro Azul, Zumbi dos Palmares, Bonsucesso, Baia dos Carroceiros e o mais novo Parque dos ipês.

Não esquecendo do “Redondo” que foi o primeiro terminal de ônibus da cidade e do bairro novo que vem chegando, o Alto mangueiral!

Com o tempo, mais pessoas virão para cá, mas já vou avisando que quem bebe da nossa água não quer mais sair daqui, porém cria raízes, flores e frutos!

São Sebastião, cidade que amo!

E é essa São Sebastião que agora completa 28 anos de vida e por isso venho parabeniza-la!

É claro que, quando digo 28 anos, estou falando de tempo de Administração Regional.

Na realidade ela é muito mais velha que isso pois antes que existisse Brasília São Sebastião já fornecia os tijolos que foram usados para a construção de Brasília no fim dos anos 50 do século passado.

Hoje a cidade conta com mais de 100 mil habitantes e progride a cada dia, por isso meus votos de venham muito mais anos de crescimento e progresso.

A cidade cresce, mas seu jeito de interior não muda jamais e nós como ficamos?????

Nós adoramos isso!!!!!!

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado