Com a chegada da vacina contra o novo coronavírus, nesta segunda-feira (18/1), ao Distrito Federal, brasilienses ficam mais perto da imunização do vírus que matou 4,4 mil na capital
O Distrito Federal está a um passo de começar a vacinação contra o vírus que matou mais de 4,4 mil pessoas na capital. A vacina chinesa CoronaVac chega nesta segunda-feira (18/1) em território brasiliense. Ao todo, serão 106,1 mil doses do imunizante disponíveis neste primeiro momento.
A vacinação ocorrerá em quatro fases, divididas por grupos prioritários. Os primeiros a serem imunizados serão os profissionais da saúde, pessoas maiores de 75 anos e idosos acima dos 60 anos que estão em instituição de acolhimento ou asilos. Cerca de 190 mil pessoas se encaixam nesse grupo, de acordo com o plano de vacinação do DF.
Na segunda fase, entra o público alvo com idades entre 60 e 74 anos; e a terceira parte estão as pessoas com comorbidades. Professores e profissionais da força de segurança serão incluídos na quarta fase do plano, que chegou a ser excluída da proposta original, mas voltou à previsão após reivindicações das categorias.
Inicialmente a previsão de vacinação estava marcada para a próxima quarta-feira (20/1). Porém, depois da aprovação do uso emergencial da CoronaVac pela Anvisa, neste domingo (17/1), o Secretário de Saúde do DF afirmou ao Correio que a capital está pronta para iniciar a aplicação da vacina assim que as doses chegarem.
Segundo com a pasta, assim que o imunizante chegar à capital ele será encaminhado para a Central da Rede de Armazenamento de Frios, onde será realizada a triagem para as vacinas serem distribuídas às unidades básicas de saúde.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde, cerca de 264.227 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19 no Distrito Federal. Desse total, 4.421 morreram por complicações da doença e a maior parte se recuperou.
fonte: Correio Braziliense