PERGUNTAR NÃO OFENDE: Prestação de contas com o Administrador de São Sebastião, Alan Valim

Retornando a coluna, “Perguntar não ofende” a jornalista Poliana Costa, convidou o administrador regional de São Sebastião, Alan Valim, para uma conversa sobre prestação de contas em relação a sua gestão.

POLIANA COSTAAlan José Valim Maia, 43 anos, brasiliense, subtenente mergulhador do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, professor universitário, formado em Contabilidade com pós-graduação em Ciência Política, Economia e Didática do Ensino Superior. Ser humano e pai. Foi administrador de São Sebastião em 2009 e 2010. E no governo Ibaneis Rocha administrador regional novamente. Porque aceitou o convite do Governador? Amor pela cidade ou por novo desafio profissional?
ALAN VALIM – Por ambas as situações, o amor pela cidade é parte considerada da minha profissional e foi construída aqui. Sou muito grato a São Sebastião e todas as lideranças que de alguma forma construíram para que eu chegasse ao cargo da primeira vez e agora novamente, então fico muito feliz com isso. Isso é o amor que a gente tem por esse local. Costumo dizer que quem bebe água aqui de São Sebastião se apaixona e quer ficar aqui para sempre, é o meu caso. Apesar de não ser pioneiro, não ter uma relação histórica de dezenas de anos com a cidade, não ser empresário há vários e vários anos. Minha vida em São Sebastião começou pelo corpo de bombeiros mesmo em 1999/2000/2001 naquelas crises de hantaviroses e dengue, eu vim trabalhar aqui, fazer vistorias, visitando as casas, depois politicamente avançando em 2005/2007/2008 e como administrador 2009 e 2010. Então é um desafio também, eu apesar de ter este convite, em ambas as situações, eu nunca pedi para ser administrador, jamais eu falei: “Eu quero ser o administrador, está aqui o meu nome!” Foi sempre um desafio, foi sempre assim: “A gente precisa que você vá para lá, porque você tem o perfil que a cidade precisa!”, nas duas situações, e agora novamente. O governador me ligou dia 03 de janeiro e falou que os componentes do governo estavam sendo convidados para ficar 90 dias interinamente até tomarem as decisões e estamos há quase 03 anos na gestão desde o início, com o governador, buscando o melhor para a cidade.

P.C. Estacionamentos, reforma do campo sintético em frente à delegacia de polícia, letreiro turístico na entrada da cidade, reformas de praças e parques estão inclusos no orçamento de R$33.389.820,17 em obras realizadas. O que mais a administração fez? Pode citar obras realizadas, em licitação e em andamento como prestação de contas?
A.V. Nós fizemos aproximadamente 40 obras na cidade, mais alguma sendo projetadas e algumas licitadas neste momento. Nós temos a construção de mais de 15 quilômetros lineares de calçadas em São Sebastião, fizemos reforma da praça do São José ao lado da Paroquia Santo Afonso, fizemos instalações de 09 pontos de encontros comunitários, fizemos a reforma de 12 parque infantis e a construção agora em 2021, estamos com obras de eficientização de iluminação pública, troca de lâmpadas antigas e incandescentes por lâmpadas de led, isto está acontecendo em vários pontos, fizemos a execução de 774 pontos em 2019 e estamos fazendo agora em 2021, inclusive está acontecendo neste momento de mais 509 pontos, priorizando as áreas de segurança pública, estamos também com obras de setorização da Caesb, tínhamos muitos problemas em São Sebastião, ainda temos, que nosso sistema é complementar, sistemas com poços, mas está em andamento a construção de um reservatório, agora a capacitação do Corumbá 4, também com reservatório no Paranoá que possa atender São Sebastião, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral, nós fizemos em 2019/2020 obras de setorização que melhoraram a qualidade no fornecimento de água em São Sebastião, nesse caso, foram nove milhões de reais, muitas vezes a população não enxerga isso, não consegue ver no dia-a-dia, mas são obras importantíssimas para a questão do saneamento , qualidade de vida e oferta de agua potável. Fizemos a pavimentação da via núcleo rural do Capão Comprido, obra de pavimentação com sinalização e com calçada, fizemos lá também eficientização de iluminação publicação, naquela via rural, com trocas das lâmpadas incandescentes pelas de led. Enfim, essa obra é uma obra grande, mas temos outras obras menores, obras que muitas vezes não tem a robustez que a população quer ver de grandes obras, mas são importantes, que atinge aquele cidadão com revitalização dos espaços públicos abandonados em frente das casas, moradias. A população tem reconhecido e eu tenho convicção que mesmo em um momento de pandemia, temos nos dedicado bastante para melhorar a vida das pessoas, aqui na RA XIV.

P.C. – Hoje, para você, qual o maior desafio e obstáculo à frente da Administração Regional?
A.V. Eu sou uma pessoa que gosto de desafios, estou preparado para todos, sejam eles quais forem. O maior desafio, dificuldade, enfrentamento que a gente tem é realmente não conseguir resolver todas as questões na velocidade que a gente gostaria, isso para mim é o que mais me deixa desafiado.

P.C. – 2022 é ano eleitoral, pretende em se candidatar a deputado distrital?
A.V. 2022 eu costumo dizer que está bem pertinho e está bem longe, no ponto de vista político eu acredito que é uma decisão que será tomada a partir de abril, eu já tenho comentado com as pessoas que essa decisão depende de duas situações muito pontuais. Primeiro é a decisão do Governador, ele que vai decidir meu futuro político, ele é meu comandante, meu líder, ele que vai decidir. E o segundo é o sentimento que eu tiver em relação a população. “População espera da minha posição uma disputa, sim ou não?!”, então eu vou tentar avaliar o ponto de vista pessoal, grupo, equipe, família, avaliar se é esse o momento que a sociedade quer alguém e se eu posso colocar nessa situação.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado