Parada do Orgulho LGBTQIAP+ em São Sebastião

Por Poliana Costa

Xandy Torres, Dona de Brasília e Fábio Martins Antes de informar sobre a parada em São Sebastião. Vamos explicar o que significa essa quantidade de letras para abreviar orientações sexuais e variações de gênero.
L: Lésbicas -Mulheres que sentem atração sexual e afetiva por outras mulheres.
G: Gays -Homens que sentem atração sexual e afetiva por outros homens.
B: Bissexuais – Pessoas que sentem atração sexual e afetiva por homens e mulheres.
T: Transexuais – Pessoas que assumem o gênero oposto ao de seu nascimento. Uma identidade ligada ao psicológico, e não ao físico, pois nestes casos pode ou não haver mudança fisiológica para adequação.
Q: Queer – Sempre foi usada como uma ofensa para a comunidade LGBTQIA+, no entanto, as pessoas do grupo se apropriaram do termo hoje é uma forma de designar pessoas que não se encaixam à heterocisnormatividade, que é a imposição compulsória da heterosexualidade e da cisgeneridade.
I: Intersexo -Pessoas que não se adequam à forma binária (feminino e masculino) de nascença. Ou seja, seus genitais, hormônios, etc. não se encaixam na forma típica de masculino e feminino.
A: Assexual – Pessoas que não possuem interesse sexual. Por vezes, esse grupo pode ser também arromântico ou não, ou seja, ter relacionamentos românticos com outras pessoas.
P: Pansexual – Pessoas que desenvolvem atração física, amor e desejo sexual por outras pessoas independentemente de sua identidade de gênero.
+: – O mais serve para abranger as demais pessoas da bandeira e a pluralidade de orientações sexuais e variações de gênero.
Depois de esclarecer o significado, vamos para esse evento que chama atenção por onde passa, além de levar alegria, a parada tem como principal objetivo, a luta contra a LGBTfobia e traz um clamor por segurança para a comunidade e por direitos iguais.
A apresentadora oficial, Dona de Brasília, foi agredida ano passado e revela que ainda não curou do trauma. “ Independente do que você seja, seja livre, independente do que vão falar ou dizer, seja você. As pessoas querem impor como devemos ser e fazer na nossa comunidade, mas cada um tem o livre arbitro. E esse ano estamos mostrando, que independente de uma agressão ou uma queda, sempre estaremos erguidas. ” Disse.
A manifestação culturas, foi realizado dia 07 de agosto no Estacionamento da Feira Permanente em São Sebastião e contou com a participação das Drag Queens Athena Lapontiery e Pérola Negra. Nas apresentações musicais o DJ DG e as cantoras Carliane Alves e MC Lana agitaram no trio elétrico
Esta é a terceira edição da Parada

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado