O Estresse Emocional

Cecilia Peixoto
Psicóloga Clínica
CRP 01-13435

A definição do estresse pode ser dada pela analogia: “É um fio prestes a arrebentar.”
Pessoas estressadas tendem a ter uma qualidade de vida deficiente, pois se sentem prejudicadas em todas as áreas da vida. Sentem-se mais irritadas e impacientes devido à grande quantidade de cortisol e adrenalina que o corpo libera quando se sentem emocionalmente estressadas.

A sensação de cansaço, insônia, e a incapacidade de dormir devido à preocupação constante com todas as situações que ocorreram ou que podem ocorrer são comuns. Perdem a vontade de fazer coisas que antes gostavam, o interesse, a concentração e a atenção. Outras vezes, só querem dormir demais, com certa apatia, cansaço excessivo, e sentimentos de insuficiência por não conseguirem realizar tarefas que antes faziam rapidamente, ou nem sequer conseguem realizá-las. Sentem-se sem fome ou comem de tudo que aparece pela frente. O corpo responde imediatamente com sensações de desmaio, músculos tensionados, dores de cabeça latentes, pressão arterial desregulada, alterando os batimentos cardíacos e causando aquela sensação de morte. Com tudo isso, a imunidade cai, e a propensão a doenças respiratórias, estomacais e intestinais ocorre, como um tsunami mental e físico.

Se você está se identificando com o que está lendo até agora, ligue sua luz de ALERTA, pois você pode estar com estresse, que em excesso causa exaustão e, sem cuidados, gera traços depressivos ou pode até desencadear excessos na ansiedade. Procure um profissional da área de saúde mental para lhe ajudar a entender o que está acontecendo com você e criar rotinas para diminuir esses sintomas.

Saiba que você pode começar de imediato, utilizando algumas técnicas e rotinas simples que lhe trarão de volta à plenitude, como: fazer pequenos intervalos durante o dia para praticar alguma técnica de respiração e meditação, fazer caminhadas ou academia, ter uma alimentação saudável, seguir rituais de sono, escutar suas músicas preferidas, buscar lazer, orar e socializar, estando com pessoas que a fazem sentir-se feliz.

Reflita: “Pra que tanta pressa? Por que andar depressa?”

 

https://www.instagram.com/ceciliapeixoto_psi/?hl=pt-br

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado