Iniciativa visa conscientizar colaboradores e visitantes sobre a importância da prevenção de infecções

Por Laezia Bezerra
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), em parceria com o Projeto Humanizar, que visa o acolhimento humanizado, promoveu, nesta terça-feira (5), a campanha “Mãos Limpas Salvam Vidas” em comemoração ao Dia Nacional da Saúde.
O objetivo da ação é conscientizar pacientes, acompanhantes e colaboradores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) sobre a higienização das mãos e o uso correto do álcool em gel. Além disso, destaca a importância da prevenção de infecções dentro do ambiente hospitalar.
A ação incluiu a entrega de cartilha informativa, com recomendações práticas e orientações para manter as mãos sempre limpas. Materiais educativos foram disponibilizados em displays espalhados pelo hospital.
Ana Gabrielly Ribeiro, 26 anos, estava no HBDF nesta terça-feira, para marcar uma consulta e gostou das orientações recebidas. “É importante essa abordagem, principalmente para os visitantes. Nem todo mundo consegue pensar que apenas o ato de não realizar a higiene das mãos pode causar uma infecção grave, principalmente para quem já está internado”, ressalta.
Chefe do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do Base, o médico infectologista, Julival Ribeiro destacou que a campanha para manter as mãos limpas deve e precisa ser diária. “Estamos vivendo um momento de pandemia de bactérias multirresistentes. Já temos alguns casos no mundo em que não existem antibióticos para tratar”, completa.
O assessor técnico do Humanizar, Israel Lucas Cavalcante de Lima, destacou que a ação reforça o compromisso dos núcleos envolvidos com a promoção da saúde e a segurança no ambiente hospitalar. “Por incrível que pareça, essas atitudes salvam vidas”.
“Além de educar colaboradores e acompanhantes, a ideia do projeto enfatiza que a higiene das mãos se torne um hábito diário. Realocar os dispensadores de álcool para que se tornem mais visíveis, para quem passa pelo hospital também ajuda na conscientização”, conclui Linda Stephany Bezerra dos Santos, enfermeira da Comissão de Controle de Infecções Hospitalar (CCIH) do HBDF.
Projeto do IgesDF
O Projeto Humanizar, que tem como madrinha a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, visa o acolhimento humanizado dos pacientes e seus acompanhantes nas unidades geridas pelo IgesDF como o Hospital Cidade do Sol (HSol), o HBDF, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).






