O governador Rodrigo Rollemberg lançou, o programa Ubuntu – Espaço de referência em raça e gênero, no Salão Nobre do Palácio do Buriti. A iniciativa teve como objetivo capacitar servidores para que possam fortalecer, por meio do trabalho nas administrações regionais, a Rede de Enfrentamento ao Racismo e a Rede de Atenção as Mulheres em Situação de Violência ou em Situação de Vulnerabilidade.
Na ocasião, foi lançada a consulta pública para o Plano Distrital de Promoção da Igualdade Racial (PLADIPIR). O Plano foi construído a partir de diálogos com a sociedade civil organizada, comitês e conselhos. A minuta base será disponibilizada no site da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) para que toda a população possa fazer sugestões.
Com essas ações, o governo de Brasília pretende implantar políticas públicas com objetivo de transformar a condição histórica de desigualdade racial na qual estão inseridas as populações negras, ciganas e indígenas. Além de combater as discriminações de gênero, raça e etnia, idade, orientação sexual, credo e culto.