Jovem Candango Capacita 500 adolescentes para o mercado de trabalho

O programa Jovem Candango capacitou 500 adolescentes de 14 a 18 anos para ingressarem no mercado de trabalho. A formatura desses jovens ocorreu no Museu da República, reunindo participantes em uma cerimônia emocionante. O programa, uma iniciativa do Governo do Distrito Federal, oferece formação técnico-profissional combinada com atividades práticas e teóricas, visando o crescimento físico, moral e psicológico dos aprendizes. Durante dois anos de participação, os jovens atuam nos órgãos e secretarias, ganhando experiência e preparando-se para o mercado de trabalho.

Segundo o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso, o programa está expandindo seu alcance, incluindo filhos de catadores de material reciclável, órfãos do feminicídio, e outras cotas estabelecidas na legislação.

Secretário de Estado de Governo do DF, José Humberto com a presidente e jornalista do Jornal Daqui Df, Poliana Costa.

O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, destaca a importância do programa como um diferencial para os participantes conseguirem emprego após a formatura. ““Há uma dificuldade imensa para se colocar no mercado quando você não tem o primeiro emprego. E essa oportunidade é ímpar, porque a pessoa está trabalhando dentro do governo, recebendo bolsa, alimentação e vale-transporte. Durante esses dois anos eles passaram por atividades, buscaram conhecer como funciona o governo, como funciona a questão da gestão, sobretudo entendendo como é feito um trabalho, como aproveitar uma oportunidade. O que o governo está fazendo é fundamental”, destaca.

Os depoimentos dos participantes ressaltam a transformação que o programa trouxe em suas vidas, abrindo portas para novas oportunidades e desenvolvimento pessoal e profissional. Embora não haja inscrições abertas no momento, a Secretaria da Família e Juventude busca ampliar o número de vagas para 3.600 por ciclo, além de trabalhar em projetos para auxiliar os alunos a ingressarem na universidade.

O programa Jovem Candango foi criado por Agaciel Maia, que expressou sua felicidade com o sucesso do programa, destacando que na política, colhemos o que plantamos. “Hoje é um dia muito feliz para mim, porque na política é assim: se você planta o bem, você colhe o bem; se planta o mal, colhe o mal. O projeto foi idealizado por mim em 2011. Já tinha feito algo similar na época do Senado, quando fui diretor, criando o programa Jovem Aprendiz, ensinando a profissão de gráfica para 2.400 jovens. Desde então, mais de 10 mil jovens já participaram desse projeto, e hoje temos médicos, jovens aprovados em concursos públicos, entre outros. É uma mão estendida do governo do DF, através do Governador Ibaneis Rocha e da Celina Leão. Aqueles que, pela loteria da vida, nasceram em uma família pobre e em um lugar pobre têm mais dificuldade de vencer do que aqueles que nasceram em um lugar rico, com uma família rica. A função do governo é dar oportunidade a esses jovens. O Jovem Candango tem transformado a vida de mais de 10 mil jovens no DF, e tenho muito orgulho de ter sido o idealizador desse projeto,” finaliza.

 

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado