Serão ofertados cursos de corte e costura e técnicas de artesanato para mulheres em situação de vulnerabilidade social na cidade Estrutural. As aulas começam no próximo dia 19 de fevereiro, na Chácara Santa Luzia
Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do projeto Flores do Cerrado, desenvolvido pela CEDHuC – Comissão Especial de Direitos Humanos e Cidadania com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O curso oferece capacitação gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social, com aulas de corte e costura e técnicas de artesanato.
Moradoras da região podem se inscrever até a próxima sexta-feira (16), de forma online, através do link abaixo, ou, presencialmente, indo até o local onde as aulas serão ministradas, na Chácara Santa Luzia nº 25. A capacitação acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 14:00 às 18:00, tendo início no próximo dia 19 de fevereiro e com término em 15 de março. Tendo como público alvo mulheres de baixa renda, o projeto Flores do Cerrado irá ofertar educadores capacitados para realizarem algumas ações com os filhos e dependentes das aprendizes. Neste espaço, as crianças terão acesso a atividades recreativas durante o horário em que elas estarão em aula, ou seja, os filhos ficarão em segurança, enquanto as mães aprendem um novo ofício.
Anteriormente, o projeto passou pelo Sol Nascente, capacitando cerca de 30 mulheres. Todo o material é fornecido pelo curso e as aulas são ministradas por Silva Ju, mãe, indígena Potiguara, nascida na periferia de Planaltina, no Distrito Federal. Com uma abordagem inovadora, Silva Ju transforma materiais descartados em obras de arte, incorporando sustentabilidade e propósito em sua prática.
Sua narrativa visual não apenas reflete suas raízes e ancestralidade, mas também desafia os padrões convencionais da indústria, tornando-a uma figura inspiradora e impactante no cenário da moda periférica do DF. Em 2023, a artista se destacou ao vestir o influencer Ivan Baron para a posse do presidente Lula.
Na primeira edição do Flores do Cerrado, cerca de 150 alunas aprenderam técnicas de corte e costura e artesanato, com casos de sucesso de aprendizes que abriram os seus próprios negócios após passarem pela capacitação. Agora, o projeto busca dar continuidade ao trabalho, levando dignidade a essas pessoas e oportunizando o empoderamento financeiro para mulheres dessas regiões.
Serviço
Inscrições abertas para os cursos de capacitação do projeto Flores do Cerrado
Data do início das aulas: 19 de fevereiro
Local: Chácara Santa Luzia, nº 25
Horário: Sempre das 14h às 18 horas
Link de inscrição: https://docs.
Mais informações em: @floresdocerrado.df
Trapézio Comunicação