Na terça-feira, dia 13 de dezembro, às 14h30, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos lançará o Projeto UBUNTU – Espaço de Referência em Raça e Gênero nas Administrações Regionais do Distrito Federal, o programa de Capacitação em Racismo Institucional e Promoção da Igualdade Racial para os Servidores do Governo de Brasília e a Consulta Pública do Plano Distrital de Promoção da Igualdade Racial.
As três iniciativas têm por objetivo fomentar a prestação de serviços à comunidade, a promoção da igualdade de gênero e raça e o enfrentamento ao racismo e à violência contra a mulher.
O Projeto Ubuntu vai preparar servidores das Administrações Regionais para prestar orientações sobre os serviços oferecidos nas Redes de Enfrentamento ao Racismo e Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência e ou Vulnerabilidade.
A capacitação será ofertada por meio de uma portaria conjunta com a Secretaria das Cidades e vai começar pelas administrações regionais de Ceilândia, Varjão e Itapoã.
Os cursistas vão receber formação sobre os órgãos e meios de denúncias, de prestação de serviços sociais e direitos adquiridos por estas redes. Depois de formados, os servidores terão como responsabilidade multiplicar as informações nas cidades em que trabalham e capacitar outras equipes para a garantia da equidade racial e de gênero no Distrito Federal.
A consulta pública sobre o Plano Distrital de Igualdade Racial, é aberta a todos os interessados, que podem enviar sugestões até 25 de fevereiro de 2017, ao responder o formulário no final da página http://www.mulher.df.gov.br/pladipir.html.
A construção do Plano é um compromisso do Governo de Brasília e do Governo Federal para a promoção da igualdade de gênero e raça e o enfrentamento ao racismo e à violência contra a mulher.
Quem tiver dúvidas ou quiser mais informações ou participar com outras contribuições, basta ligar em dos telefones da Subsecretaria de Igualdade Racial: 3403-4906 e 3403-4913.