Por Chris Delfim
Está chegando a hora de cair na folia! O Carnaval é a festa mais esperada por todos os brasileiros. É o momento de caprichar nas fantasias, maquiagem e glitter. Porém, para que os foliões não encerrem a festa antes da hora, é necessário tomar alguns cuidados com os olhos. As aglomerações, sprays de espuma e, até mesmo, confetes e serpentinas podem ser um risco para a saúde ocular.
Outro ponto para ficar alerta é quanto ao vencimento dos produtos de beleza. Além disso, é importante que não haja compartilhamento de maquiagens, porque este hábito facilita o contágio de doenças. E muita cautela com o uso do glitter – que quando em contato com o olho – pode lesionar a córnea e causar pequenas feridas. É necessário também que os foliões tenham cuidado com a cola de cílios, que pode ocasionar reações alérgicas e, até mesmo, provocar ceratite.
Se durante a folia você sentir o olho irritado – com a sensação de areia no olho, além de vermelho – procure um oftalmologista. Pode ser que seja conjuntivite viral e/ou alguma bactéria – em consequência da aglomeração, o que é bastante comum nesta época do ano. Além disso, é importante não usar lápis ou sombras muito próximos aos olhos, porque o contato com o interior dos olhos pode causar irritação, dor e vermelhidão.