Takane do Nascimento recebeu em seu e-mail pessoal, um link para pagar o débito. A recomendação é que os motoristas fiquem atentos.
O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Takane Kiyotsuka do Nascimento, foi alvo de uma tentativa de golpe nessa terça-feira (22). Ele recebeu um e-mail fraudulento, no qual um golpista tentava se passar pelo próprio Detran, informando sobre uma suposta multa de trânsito no valor de R$ 2.934,70, atribuída a um veículo registrado em seu CPF.
A mensagem foi enviada para o e-mail pessoal do diretor e continha um link para “visualizar” a falsa multa. O remetente utilizava o e-mail “detran.sac”, um endereço que se apresenta como oficial, mas que, na verdade, é utilizado por golpistas para enganar a população.
O diretor destacou que o Detran-DF não realiza cobranças por e-mail, mensagens de texto ou telefonemas. Ele aproveitou a situação para alertar a população sobre o golpe, reforçando a importância de estar atento a possíveis fraudes: “O Detran-DF não faz cobranças por e-mail, mensagens ou ligações. Toda comunicação oficial ocorre exclusivamente por meio dos canais institucionais.”
A recomendação é que os cidadãos a sempre confirmarem a veracidade de qualquer notificação recebida, acessando o Portal de Serviços ou o aplicativo Detran-DF Digital.