Dependência Emocional

Você é do tipo de pessoa que se preocupa somente com o outro e quase nada com você?
Não consegue resolver nada sozinho?

Por Cecilia Peixoto
Psicóloga Clínica
CRP 01/13435

Tem medo de se posicionar em suas relações por medo de ficar sozinho?
Acredita que sua felicidade está no outro, em ter o outro e que só é capaz de viver se o outro estiver com você?
Quando o outro está longe são inúmeros questionamentos, cobranças no celular através de mensagens e ligações sufocantes e quando se encontram são brigas constantes por não ter respondido uma mensagem ou não ter atendido uma ligação; os “Porquês “ são motivos de brigas horríveis.
A sensação que você tem é que não vive mais a sua vida e sim vive para o outro.
Isso em todos os tipos de relações, sejam elas : familiares, amorosas, de amizade ou até mesmo profissional, você sofre só de pensar que pode ficar sem o outro, sem a coisa, objeto.
Como podem ver as frases acima demonstram que a dependência emocional é um processo comportamental que a pessoa sente -se rejeitada e o pior não consegue se sentir assim, se sente frágil e com medo de tudo isso.
Mas o que causa em uma pessoa esse comportamento de dependência emocional?
São várias, mas uma significativa é :A falta que essas pessoas tiveram de figuras parentais na infância, ou até mesmo por excesso ou falta de proteção, fazendo com que ela não mais consiga viver sem isso.
Outra fator é a pessoa ter passado por situações traumatizantes afetivas, sexuais ou comportamental e não conseguem ou não aprenderam a se valorizar,
Sabe aquela sensação de achar que só será feliz se tiver essa pessoa,aquele objeto? Tudo isso são crenças limitantes que são infiltradas em sua mente,mas,na verdade a felicidade está dentro de você e você só pode ser feliz por dentro e não por fora, o outro é uma companhia, um complemento e não se pode achar que precisa ter alguém como fórmula de sucesso e felicidade.
Só se consegue ser feliz quando conseguir ser completo com você em primeiro lugar, para depois ser feliz com o outro.Você precisa perceber que o melhor remédio pra melhorar essa dependência, é saber escolher e não ser escolhido, é não ter de ficar buscando aprovação do outro, não definir seu estado de espírito, de humor sobre o outro, isso é uma carência que tem que ser olhada por você , para que ocorra uma mudança.
Outro fator importante é que pessoas com dependência emocional, sentem muita dor, muitos conflitos e devido essa dificuldade de estar com ela, procurar o seu deserto( silêncio) pra ouvi-la e aprender estar só com ela mesma, acaba por si mesma, desenvolvendo ansiedade, depressão e até mesmo transtornos de personalidade.
E como faço para mudar esse comportamento?
A psicoterapia é aconselhada para que você aprenda a gerenciar as suas emoções, pois sozinho você pode até conseguir, mas vai demorar muito, por isso não espere pra se livrar de algo que te faz mal, que impede a sua felicidade, busque olhar para o seu ‘Eu” , busque estar com você verdadeiramente , buscar o seu ser, a sua essência , identidade muitas vezes perdida, por estar cheio do outro e nada com você.
Dê o seu grito de liberdade sendo você, se amando e respeitando, só assim conseguirá ser feliz e encontrar sua paz!
E então, aceita esse desafio pra curar o que te oprime?

 

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado