A Administração Regional de São Sebastião instalou um cruzeiro provisório no Morro da Cruz nesta sexta-feira (28). O objetivo é não deixar o espaço — símbolo da cidade — vazio e evitar o parcelamento irregular da área.
A nova estrutura tem 7,5 metros de altura e uma travessa de 2 metros de comprimento, ela foi construída com eucalipto tratado. Os materiais utilizados foram doados pelos comerciantes locais. “Empenhamos todo esforço na confecção e instalação dessa cruz que é tão importante para nossa cidade”, enfatizou o administrador Alan Valim.
Em dezembro de 2019 a cruz original foi removida pois havia caído devido a fortes chuvas. Na época, a ideia era restaurar e voltá-la para o local. “Nos deparamos com um cruzeiro totalmente deteriorado pelo tempo, com cupins e queimado e não dava pra restaurar do jeito que pensamos”, conta o administrador Alan Valim.
Em janeiro, duas técnicas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa vistoriaram a estrutura. Atualmente há dois processos na pasta sobre o assunto: um para restauração da cruz original e outro para transformá-la em patrimônio imaterial do Distrito Federal. Foi criado neste ano um Grupo de Trabalho entre administração regional e sociedade civil que vai acompanhar todo o processo.
“É uma alegria essa ação de hoje, mostra que estamos avançando dia a dia em várias frentes e principalmente, que não vamos deixar a história e cultura da nossa amada São Sebastião serem apagadas”, completou Valim.
Fonte: Ascom