Esta edição do Jornal Daqui DF parabeniza o jovem empreendedor Jonathan Couto, aniversariante do mês, mais conhecido como Jonathan da ótica Digital, nascido e criado em São Sebastião, em uma entrevista ele conta sobre sua trajetória na cidade.
por Poliana Costa
Jonathan relembra sua chegada na cidade de São Sebastião. “Vim de família humilde. Minha mãe Dilvania, sempre guerreira e trabalhadora, lavava roupas no córrego da Maria do Grilo para sustentar eu e meus irmãos. Meu pai, Zacarias, contribuiu para a construção de Brasília, ele era oleiro e saiu de casa quando eu tinha 07 anos, mas sempre esteve próximo dos filhos, admiro meu pai que se recolheu em 2012. Me lembro dele saindo na madrugada para fabricação dos tijolos de Brasília, sempre visando o melhor para a família.” Conta emocionado.
Com a saída do pai de casa, Jonathan se sentiu na obrigação de começar a trabalhar para ajudar a mãe, já que dona Dilvania ficava com 05 filhos para criar e educar.
”Comecei a trabalhar aos 07 anos de idade, engraxando sapato, vendendo picolé, lanches, brincos artesanais na feira permanente e até vigiando carros, sempre conciliando trabalho, escola e os diversos projetos sociais existentes na cidade; esses foram um dos pilares para minha caminhada”. Relembra.
Com um riso no rosto, Jonathan viaja até a época de diversão com o irmão e amigos. “Cresci jogando bola na quadra da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na antiga quadra 05. Me aventurava no córrego Maria do Grilo com meu irmão Estevão, era muito legal. Nossos amigos nos chamavam de “Buizinhos”, era animação que não dá para ser expressada em palavras. Tivemos uma infância muito felizes, sinto saudades daquela época.” Conta com um sorriso imenso.
Jonathan brincava muito com seu irmão, mas nunca deixou suas responsabilidades de lado. “Terminei meu ensino médio e me formei em Administração com a ajuda do FIES. Trabalhando pela manhã e estudando à noite, sempre pensando em meu crescimento e da minha família.”
De motoboy, vendedor à empreendedor. Com muita dedicação, honestidade e batalha, Jonathan conseguiu realizar seu sonho. “Meus pais sempre nos ensinaram que para ser alguém precisamos de transparência e trabalho de forma honesta. Em abril de 2016, saí da minha zona de conforto e fui para zona de confronto, cheio de medos e incertezas, abri a Ótica Digital, uma lojinha no Centro da cidade, começando com algumas peças de óculos, meu empreendimento traz o sustento para minha família e o que me enche de amor é ter a oportunidade de ajudar pessoas e projetos sociais existentes na cidade.” Ele reconhece e valoriza os projetos sociais, afirmando que projetos sociais podem mudar vidas, assim como aconteceu com a dele.