Por Rita de Cassia Felicetti de Oliveira
O maior desafio do ser humano são os relacionamentos. Numa Era ainda de dualidade, vemos amigos e famílias se dividirem por questões de política e religião. No Brasil as últimas eleições deixaram marcas e muitos se separaram defendendo pontos de vista. Todos acham que estão certos e o outro que está errado e muitos não querem nem ler ou escutar os argumentos do outro. E o pior, não procuram investigar o que é verdade e o que é mentira. A análise deve ser individual e pararem em serem manipulados como bois de presépio. Quais princípios norteiam suas escolhas? A Justiça, o Amor, o Bem comum ou os interesses pessoais?
Houve um acirramento e o ódio de não respeitar a opinião do outro, como se não fosse tudo passageiro. Está na hora da religião, pastores e padres principalmente, que tinham suas preferências e procuram induzir os fiéis, caírem si. Os religiosos têm direito de fazer suas escolhas, mas o que infelizmente aconteceu foi um distanciamento do que prega o Evangelho, de amar ao próximo como a si mesmo. Talvez se olharem os frutos produzidos por seus escolhidos veriam que todos têm qualidades e defeitos. E agora está na hora de unirem seus fiéis em respeito às famílias e amigos que desuniram. Deus está vendo e sabe o que está no coração de cada um.
Nunca houve o perigo do Brasil virar uma Venezuela, até porque se se informarem melhor, este país teve um crescimento maior do que o nosso no ano passado, simplesmente porque os Estados Unidos teve que comprar o seu petróleo, boicotado em anos atrás em busca de dominação. Como a guerra Russia X Ucrânia impediu que adquirissem petróleo destes países, o país vizinho voltou a crescer. E lá também moram muitos brasileiros, assim como vieram muitos venezuelanos para o Brasil, essa é a irmandade que deve existir entre países vizinhos.
Os problemas que todos enfrentamos vem do egoísmo e do orgulho. Uns tem muito e outros não tem o mínimo. E assim acontecem entre os países. Essa repartição parece injusta, se olharmos a sociedade como um todo. Daí lembramos o que está na Bíblia que quem tem muito mais lhe será dado, e aos que tem menos, o pouco do que tem lhes será tirado. Está na parábola dos Talentos. Quem recebe de Deus um talento (suas qualidades) e não o utiliza e aquele que recebe o mesmo e multiplica não está errado. Mas a partir de uma certa medida, pode compartilhar e auxiliar os que não tem a mesma inteligência, força de vontade ou a preguiça tomou conta por não acreditarem em si mesmo, a ter mais amor por si mesmo e procurar os meios de se desenvolver.
A disputa entre países, ou entre direita e esquerda, só interessa a quem planta desavenças e pretende ganhar de um lado e do outro. Os países mais ricos cresceram porque souberam trabalhar, mas os empréstimos com juros sobre juros foi a forma de desmantelar a economia destes com apoio dos maus políticos locais e comprarem suas empresas e deixarem ainda a dívida para eles pagarem. A usura é pecado e está na Bíblia, seja no Velho Testamento ou no Novo Testamento. E se dizem cristãos, tendo “igrejas” que só entram quem pensa como eles.
Pobre Humanidade do planeta Terra, que não enxerga o lado espiritual e que o verdadeiro reino de Deus não é desse mundo e daqui nada levarão de bens materiais, só o Bem que fizerem e os talentos espirituais que multiplicarem. Esse é o grande desafio da Nova Era, distribuir melhor as riquezas materiais e espirituais, acabar com a fome e a miséria e deixarem um planeta melhor para seus filhos e netos, sem drogas, violência e falta de amor e isso começa em casa. Por isso, desbloqueiem seus celulares e deixem de ser manipulados por forças materialistas que pensam apenas em si mesmos. O tempo está próximo de escolhas entre o joio e o trigo. Gratidão por procurarem entender que a Fraternidade é a única saída para os homens de Deus.