Coelho e chocolate X Cordeiro e sangue

Por Pr. Loy Cidalio e Pra. Luciana Ferreira

Volte no tempo e imagine, se puder, uma família se preparando para a Páscoa, cerca de 2.000 anos atrás. A maioria das famílias não tinha rebanhos de ovelhas… a maioria das famílias dependia dos pastores para trazer os cordeiros à Jerusalém toda primavera. Alguns dias antes do feriado, cada família comprava um cordeiro.
O pai negociou o cordeiro e o comprou. A família levou para casa, e você pode imaginar o impacto que teve naquela casa? As famílias tiveram que abrigar o cordeiro por alguns dias. As crianças iriam acariciá-lo. As mães o alimentariam. Todo mundo ouviria e sentiria o cheiro. E esse cordeiro estava condenado a morrer quando chegasse a hora. Até mesmo a criança dessa família teria o entendimento, “morrerá por causa do meu pecado”.
Foi uma lição bastante objetiva que esses hebreus estavam levando para casa com eles.
Durante séculos, as famílias levavam seus cordeiros para serem mortos pelos seus pecados. Os sacerdotes faziam os sacrifícios. Dentro das paredes do Templo, dois cordeiros morriam todos os dias (Êxodo 28:29-31), um às 9h e outro às 15h. Quando o cordeiro morria, um sacerdote tocava o shofar, uma buzina de chifre de carneiro, e mesmo as pessoas que não presenciavam o evento percebiam que um cordeiro acabara de morrer pelos pecados do povo. Tinha sido um sacrifício marcado por sangue, pois o significado literal de “sacrifício” em hebraico é “cortar a garganta”.
Jesus morreu enquanto toda a nação de Israel celebrava a Páscoa. Isso não é um erro ou uma coincidência. Foi a lição objetiva mais notável de toda a história e não deveria ter surpreendido aqueles que testemunharam a crucificação de Jesus. O profeta Isaías, que viveu no período de 750a.C. (antes de Cristo), incluiu a ideia em seus escritos sobre o Messias. O Cristo, disse ele, seria como um cordeiro levado ao matadouro. João, o que batizou a Jesus, havia proclamado no rio: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”. João 1:29
Em Apocalipse, João se refere a Jesus como o Cordeiro surpreendentes 28 vezes em 18 capítulos!
“Porque Cristo, nosso cordeiro pascal, foi sacrificado” (1 Coríntios 5:7b).
Devemos fazer o mesmo com o tempo e a cultura da Bíblia, e esta pequena declaração é um exemplo profundo dessa verdade. Além de entender a cultura do antigo Israel, também devemos entender a verdade do que a Bíblia diz que é verdade.
Agora, o Cordeiro de Deus está sentado à direita triunfante de Deus Pai. Jesus é poderoso, majestoso e completamente digno de adoração. A canção do céu é esta, de acordo com Apocalipse 5:13: “Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro seja o louvor, e honra, e glória, e poder, para todo o sempre!”
IGREJAS LAGOINHA NO DISTRITO FEDERAL
JARDIM BOTANICO
Instagram: @lagoinhajardimbotanico
Youtube: @lagoinhajardimbotanicodf
Horários dos cultos
Dom.: 09H30 e 19H30 | Qua.: 20H | Sáb.: 19H30
End.:Av. das Paineiras Qd. 8 Lt. B – Jd. Botânico III
Fone:(61) 99368-2402
GAMA
Instagram: @lagoinhagama
Youtube: @lagoinhagama
Horários dos cultos
Dom.: 19H | Qua.: 20H | Sáb.: 19H30
End.: Qd. 4 Lj. 5 – Setor Sul
Fone:(61) 98107-4003
TAGUATINGA
Instagram: @lagoinhataguatinga
Youtube: @lagoinhataguatinga
Horários dos cultos
Dom.: 10H e 19H | Sáb.: 20H
End.: QND 1 LT 10
Fone: (61)98152-7780
CEILÂNDIA
Instagram: @lagoinhaceilandia
Youtube: @lagoinhaceilandia97
Horários dos cultos
Dom.: 19H | Qua.: 20H | Sáb.: 20H
End.: St. M QNM 19 Lote 29/31
Fone:(51) 98639-8307
SEDE – BRASÍLIA
Instagram: @lagoinhabrasiliacapital
YouTube: @lagoinhabrasiliacapital
Horários dos cultos
Dom.: 10H15 e 19H | Qua.: 20H |
Sex.: 20H |Sáb.: 19H27
End.: Setor Hípico Conj. 22 Parte E –
Setor Complementares
Fone:(61) 98530-2233
VICENTE PIRES
Instagram: @lagoinhabrasilia
Horários dos cultos
Dom.: 18H
End.: EPTG Chácara 54 St. Hab. Vicente Pires (ao lado do Costa Atacadista, sobreloja)
Fone: (61) 99414-5689
SOBRADINHO
Em fase de implantação. Aguardem!
SAMAMBAIA
Em fase de implantação. Aguardem!

 

COMPLETO

1 Coríntios 5:7

 

 

Em 1991, surgiu uma história da Operação Tempestade no Deserto sobre um soldado que recebeu uma carta “Querido John”. Enquanto outros ao seu redor recebiam cartas de amor maravilhosas de suas garotas em casa, esse pobre rapaz recebe a carta de sua namorada dizendo que eles terminaram. Pior do que isso, ela estava se casando com alguém em casa! Adicionando insulto à injúria, ela escreveu: “Você poderia, por favor, devolver minha fotografia favorita de mim mesma? Preciso dela para minha foto de noivado no jornal.”

 

O pobre rapaz ficou arrasado. A namorada dele estava se casando com outra pessoa e agora ela queria sua fotografia. Foi muita derrota. Quando um amigo descobriu o que havia acontecido, um plano foi traçado. De todos os cantos do acampamento, os soldados entregaram fotos extras de suas namoradas. Foram centenas de fotos. O soldado rejeitado colocou todas as fotos em uma caixa de sapatos e a enviou para casa com um bilhete. “Por favor, encontre sua foto”, escreveu ele, “mas, por favor, devolva o resto. Pela minha vida, não consigo me lembrar exatamente qual você era!!”

 

Com uma imagem um pouco diferente – uma perspectiva diferente – a vida era diferente tanto para o soldado … quanto para a namorada surpresa!

 

Nossa perspectiva da Páscoa também está do outro lado do oceano. Para muitos, a Páscoa é marcada por doces, um coelhinho que imita o Papai Noel e roupas novas e brilhantes. Mesmo em nossas igrejas, muito pouco do antigo pano de fundo do Oriente Médio da Ressurreição vem à tona em nossas igrejas e comunidade.

 

Em vez de um coelhinho carregando doces, a Páscoa é muito mais sobre outro animal. A Páscoa era sobre um cordeiro.

 

Quando Jesus viveu, os cordeiros eram uma parte central da vida espiritual de Israel. Se você fosse judeu, não havia necessidade de explicar o significado de algo tão comum. Durante séculos, os cordeiros morreram pelos pecados da nação. Dentro das paredes do Templo, dois cordeiros morriam todos os dias (Êxodo 28:29-31), um às 9h e outro às 15h. Quando o cordeiro morria, um sacerdote tocava o shofar, uma buzina de chifre de carneiro, e mesmo as pessoas que não presenciavam o evento percebiam que um cordeiro acabara de morrer pelos pecados do povo. Tinha sido um sacrifício marcado por sangue, pois o significado literal de “sacrifício” em hebraico é “cortar a garganta”.

 

Além do sacrifício de cordeiros duas vezes ao dia, havia incontáveis cordeiros morrendo nos principais feriados judaicos. Aconteceu ano após ano, século após século. Quantas centenas de milhares de cordeiros morreram pelos pecados do povo? Eles numeravam na casa dos milhões? Por mais chocante que um único sacrifício possa ser de nossa perspectiva, poderia ter havido um impacto oposto há 2.000 anos? A morte de um cordeiro poderia se tornar tão comum a ponto de perder o ponche? Será que o trabalho rápido das coisas no Templo tornou todo o processo muito limpo, profissional e até muito distante das pessoas? Poderiam tantos cordeiros ter se tornado – de certa forma – invisíveis para as pessoas que estavam tão acostumadas com a religião?

 

Os cordeiros não eram invisíveis na Páscoa.

 

Talvez seja por isso que a Páscoa era um dia sagrado tão importante para o povo. Esta foi a conexão mais pessoal entre pessoas como nós e o sacrifício de sangue que Deus exigia pelo pecado. Por alguns dias, cada família em Israel teria um cordeiro, e cada pessoa naquela família sabia que o cordeiro em sua casa teria que morrer por escolhas pecaminosas que ele ou ela havia feito.

 

Volte no tempo e imagine, se puder, uma família se preparando para a Páscoa, cerca de 2.000 anos atrás. A maioria das famílias não tinha rebanhos de ovelhas… a maioria das famílias dependia dos pastores para trazer os cordeiros a Jerusalém toda primavera. Alguns dias antes do feriado, cada família comprava um cordeiro.

 

O pai negociou o cordeiro e o comprou. A família levou para casa, e você pode imaginar o impacto que teve naquela casa. As famílias tiveram que abrigar o cordeiro por alguns dias. As crianças iriam acariciá-lo. As mães o alimentariam. Todo mundo ouviria e sentiria o cheiro.

 

Muito provavelmente, muitos tentaram ignorar o cordeiro. Afinal, era uma criatura condenada. Isso, porém, teria sido impossível.

 

Foi isso que tornou a Páscoa tão diferente. Ao contrário dos sacrifícios diários, que a maioria das pessoas não via, todos viviam com o cordeiro pascal por alguns dias. E todos perceberam por que esse cordeiro morreria quando chegasse a hora. “Este cordeiro”, uma criança logo entenderia, “morrerá por causa do meu pecado”.

 

Deve ter havido uma enxurrada de lágrimas em todo o país por causa de tal perda.

 

Foi uma lição bastante objetiva que esses hebreus estavam levando para casa com eles.

 

Jesus morreu enquanto toda a nação de Israel celebrava a Páscoa. Isso não é um erro ou uma coincidência. Foi a lição objetiva mais notável de toda a história e não deveria ter surpreendido aqueles que testemunharam a crucificação de Jesus. O profeta Isaías incluiu a ideia em seus escritos sobre o Messias. O Cristo, disse ele, seria como um cordeiro levado ao matadouro. João, o que batizou a jesus, havia proclamado no rio: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”.

 

 

Após a ressurreição, quando os primeiros cristãos mudaram sua perspectiva, Pedro chamou Jesus de “o Cordeiro” em sua primeira carta, e o apóstolo Paulo chamou Jesus de o cordeiro pascal definitivo. Em Apocalipse, João se refere a Jesus como o Cordeiro surpreendentes 28 vezes em 18 capítulos!

 

Nossa principal passagem aqui, é da carta de Paulo aos Coríntios, e a passagem, em seu contexto, nada tem a ver com a Páscoa. Ele está escrevendo uma palavra de correção para sua igreja em Corinto, uma palavra de correção lidando com o pecado sexual, de todas as coisas. Mas nessa palavra de correção, ele diz o seguinte: “Porque Cristo, nosso cordeiro pascal, foi sacrificado” (1 Coríntios 5:7b).

 

Essa é uma passagem curta da Bíblia para uma mensagem de Páscoa, e está até fora de contexto. Mas esse é realmente o ponto. Paulo fez tal suposição de que teríamos uma compreensão clara dos cordeiros da Páscoa, ele nem mesmo explicou. Ele apenas disse de passagem: “Jesus era o nosso Cordeiro pascal… e ele foi sacrificado”.

 

Se pudéssemos inverter os papéis com Paul e escrever uma carta para ele, talvez mencionássemos um passeio pela Interestadual, ou a ida à inauguração de um novo shopping center, ou talvez como acabamos de ver algumas crianças jogando futebol. Sem muito estudo de sua parte, Paulo não teria a menor ideia do que estávamos falando. Se ele quisesse entender nossa carta, teria que entender nossa cultura, nosso tempo, nossa vida.

 

Devemos fazer o mesmo com o tempo e a cultura da Bíblia, e esta pequena declaração é um exemplo profundo dessa verdade. Além de entender a cultura do antigo Israel, também devemos entender a verdade do que a Bíblia diz que é verdade agora. Agora, o Cordeiro de Deus está sentado à direita triunfante de Deus Pai. Jesus é poderoso, majestoso e completamente digno de adoração. A canção do céu é esta, de acordo com Apocalipse 5:13: “Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro seja o louvor, e honra, e glória, e poder, para todo o sempre!”

 

O que fez a diferença? O que transformou essa imagem de um cordeiro de um pequeno cordeiro silencioso e indefeso morrendo pelos pecados do mundo em um Cordeiro de Deus subitamente poderoso, imparável e digno de adoração no céu? A ressurreição fez a diferença. É a Páscoa que fez a diferença!

 

Considere as verdades que a Bíblia nos diz sobre este Cordeiro de Deus.

 

  1. Deus comunicou Seu amor por nós através da morte de Jesus

Houve anos da minha vida em que me perguntei por que Deus deixaria o Salvador do mundo em um lugar tão abandonado e afastado como Israel. Por que o Oriente Médio? Por que em tal tempo? Não poderia haver lugar e hora mais eficientes?

 

Na realidade, era o lugar e a hora perfeita.

 

Naquela época, Israel era a encruzilhada física do mundo. Comerciantes e viajantes tinham que usar Israel – apenas uma pequena faixa de passagem segura imprensada entre o mar e o deserto – para chegar aos principais destinos na Ásia, África e Europa. Após séculos de guerra, após a ascensão e queda de vários impérios mundiais, o mundo finalmente foi armado com uma linguagem comum, estradas seguras e viagens frequentes. Pela única vez na história antiga de Israel, a nação também teve seu próprio porto marítimo, recém-construído por Herodes, o Grande. Israel era literalmente o lugar mais visível e acessível em todo o mundo, no momento em que o mundo estava finalmente preparado para uma rápida disseminação da história mais importante já contada.

 

A mensagem dessa história? Que Deus nos amou. Ele nos amou tanto, Deus realmente deu Seu único filho para morrer… e quem crer nessa mensagem terá a vida eterna.

 

As pessoas no centro da história foram preparadas por séculos sobre o significado de um cordeiro inocente morrendo por um povo pecador. Por mais de 2.000 anos, os cordeiros morreram como sacrifício pelo pecado. Quando Abraão quase sacrificou Isaque, a pergunta do menino foi: “Pai, o fogo e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro?”

 

Os cordeiros morreram como substitutos do pecado por séculos, apenas para preparar o caminho para o dia em que Deus comunicaria Seu amor supremo por nós, por meio do Cordeiro de Deus.

 

  1. Através da morte de Jesus, entendemos o alto custo do nosso pecado

Veja bem, na hora certa, quando ainda éramos impotentes, Cristo morreu pelos ímpios. Muito raramente alguém morrerá por um homem justo, embora por um homem bom alguém possa ousar morrer. Mas Deus demonstra seu próprio amor por nós nisto: sendo nós ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Romanos 5:6-8

 

É o pecado que é tão doloroso. Se uma família tivesse vivido um ano inteiro sem pecado, eles poderiam ter libertado seu cordeiro pascal. Mas ninguém jamais poderia fazer tal coisa. Ninguém poderia hoje. O Cordeiro tinha que morrer.

 

Mas o preço do pecado é tão alto. É tão pessoal. É o sentimento de milhões que saíram da exibição de A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, entendendo que a razão pela qual tal sofrimento ocorreu foi por causa de seu pecado.

 

A culpa foi minha.

 

Jesus foi condenado por um governante romano e levado

 

 

 

Jesus foi condenado por um governante romano e levado por uma turba com intenção de derramar sangue. Mas a razão pela qual Jesus morreu, exatamente onde ele morreu e exatamente quando ele morreu, foi para pagar pelo nosso pecado.

 

III. A ressurreição de Jesus faz a maior diferença na vida

Há uma sensação de que todas as regras mudaram com a ressurreição. Nunca mais um cordeiro morreria pelos pecados das pessoas. O Cordeiro de Deus morreu, e foi verdadeiramente, para sempre terminado.

 

O túmulo estava vazio na manhã de domingo. Deus, o Pai, amou tanto o Filho, que nem um segundo da luz do sol da manhã seria desperdiçado. Quando amanheceu, a terra tremeu, a pedra se afastou da entrada, soldados sonolentos caíram como se estivessem mortos e os anjos esperaram que o primeiro dos crentes viesse e visse a diferença que uma ressurreição faria.

 

Faria uma diferença de alegria. As lágrimas de desgosto de Maria se transformaram em uma celebração sem palavras por causa da ressurreição. Cada um dos discípulos foi transformado, por causa da ressurreição. Milhares começaram a acreditar, e depois milhões, por causa da ressurreição. Com o tempo, nos últimos 2.000 anos, governos, culturas e processos educacionais inteiros foram mudados por causa da ressurreição.

 

Ironicamente, uma guerra assolou Jerusalém apenas 40 anos após a ressurreição e, desde aquele dia até agora, os cordeiros da Páscoa não foram sacrificados. Será que Deus estava enviando outra mensagem ao mundo, que desde que o Cordeiro de Deus morreu pelo pecado, não havia necessidade de mais perdas de vida?

 

Por causa da ressurreição, podemos ter a vida eterna. Podemos ter vida abundante. Podemos ter uma vida livre da escravidão do pecado. Lembre-se da passagem de Coríntios, quando Paulo rapidamente se referiu a Jesus como nosso Cordeiro pascal? O contexto dessa passagem era um chamado para uma grande mudança de comportamento por causa da ressurreição. Por causa da ressurreição, Paulo ensinou, os cristãos precisam se afastar do pecado sexual!

 

A ressurreição faz diferença em todos os aspectos de nossas vidas… se escolhermos permitir que ela faça diferença.

 

Conclusão

Henri Barbusse conta uma conversa ouvida em um abrigo cheio de homens feridos durante a Primeira Guerra Mundial. Um dos homens foi terrivelmente ferido e ele sabia que tinha apenas alguns momentos de vida. Ele tinha um amigo com ele, alguém que já tinha visto um mau começo para uma vida ruim. Ele tomou decisões erradas. Ele já havia cumprido pena na prisão. Na verdade, ele foi procurado, em casa, pela polícia novamente. O homem ferido, o homem moribundo, puxa o homem procurado para baixo, perto de seu rosto. Ele pega sua placa de identificação, sua corrente de identificação e a coloca na mão de seu amigo. “Escute, Dominic, você levou uma vida ruim”, disse ele. “Em todos os lugares você é procurado pela polícia. Mas não há condenações contra mim. Meu nome está limpo, então, aqui, pegue minha placa de identificação, pegue minha carteira, pegue meus documentos, minha identidade, meu bom nome, minha vida e rápido , entregue-me seus papéis para que eu possa levar todos os seus crimes comigo na morte.”

 

Essa é a mesma oferta que o Cristo vivo nos faz por meio de sua morte salvadora na cruz – e sua ressurreição transformadora.

 

Jesus, o Cordeiro de Deus, ainda se oferece para levar seus pecados à cruz com ele. E por causa da ressurreição, você pode levar seu bom nome … Cristo … você pode ser cristão … e viver em liberdade.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
2
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado