por Cecília Peixoto – Psicóloga
Este mês trago a vocês um tema muito importante e necessário para todos conhecerem: A autorresponsabilidade .
E você já ouviu falar sobre?
Então vou inicialmente conceituar essa palavra:
Ela é como o próprio nome diz : Você é responsável por todos os seus atos, emoções e sentimentos e por tudo que lhe acontece, sim isso mesmo , você tem o poder! Inclusive por atos dos outros , são de sua responsabilidade
também , pois é você que escolhe dar a eles o poder de agir da forma como agem, e se está insatisfeito com algo assuma o seu poder de mudar a sua atitude e assumir o controle da sua vida e pare de culpar os outros por seus problemas.
Entenda que qualquer comportamento do outro imposto à você é de sua responsabilidade fazer a escolha de aceitar ou não aceitar , sejam elas ruins ou boas.
E culpar os outros so te dará o papel de vítima , além do que não estará assumindo a sua responsabilidade de
Assumir de uma vez o controle de suas ações, emoções, se colocando como autor da sua própria história.
Mas é importante deixar claro que
não estou dizendo culpado e sim responsável em assumir o que pertence a você, o como deve conduzir a sua vida de uma forma corajosa e quando você reclama do Governo; da sua vida familiar; financeira e saúde é você que precisa mudar,não é o outro, assuma e seja o capitão da sua jornada da vida.
E para finalizar este texto quero complementar como sugestão o autor / PhD, Paulo Vieira em seu livro: O Poder da Autorresponsabilidade, editora gente, que traz ao leitor a importância de
ter consciência de que precisam assumir as rédeas da própria vida, ele ensina como fazer isso na prática, Trata-se de um manual que apresenta a metodologia das 6 leis para a conquista da autorresponsabilidade, de modo que o leitor assuma o comando de sua vida. Aplicando esse conceito, você será capaz de levar alta performance à vida pessoal e profissional, saindo de um estado não satisfatório para uma vida de abundância e de sucesso. Neste livro você vai aprender a:
1. Calar-se em vez de criticar.
2. Dar sugestão em vez de reclamar.
3. Buscar a solução em vez de buscar culpados.
4. Fazer-se de vencedor em vez de vitimizar-se.
5. Aprender com os erros em vez de justificá-los.
6. Julgar as atitudes, e não as pessoas.
Portanto não adie a vida para a qual você está destinado. Assuma a responsabilidade e construa de forma assertiva sua vida, tenha o sucesso que você merece.
Se tiver dúvidas e quiser saber algo mais pode me enviar uma mensagem no email:
carreiracerta21@gmail.com
Fonte: Paulo Vieira.
Fale com a Dr Cecília Peixoto:
E-mail: psicecilia2020@gmail.com