Celebração distribui atividades ao longo de todo o mês, voltadas para o patrimônio e a cultura popular
No ano em que se completa 30 anos da inscrição da capital federal na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco e 60 anos da seleção do projeto de Lucio Costa para o Plano Piloto, Brasília ganha uma celebração inédita para os seus 57 anos. Além da tradicional festa na Torre de TV, com vários shows gratuitos nos dias 21 e 22 de abril, incluindo Elba Ramalho e Raça Negra, a programação deste ano reúne durante todo o mês um variado cardápio de atividades.
“Neste ano vamos valorizar a cultura popular e fortalecer nossa identidade levando programação gratuita a sete dos nossos espaços culturais, como forma de valorização do patrimônio cultural de Brasília, que está muito vivo”, afirma o secretário de Cultura, Guilherme Reis.
As comemorações começam no dia 13, com o lançamento da Casa do Cantador como Pontão de Cultura. Até o dia 16, o tradicional espaço cultural ceilandense recebe o Encontro da Rede de Pontos e Pontões de Cultura do DF, que irá congregar fazedores de cultura de todos os cantos da cidade para dias intensos de debates, apresentações artísticas, exibição de filmes e com entrega dos prêmios do Fundo de Apoio à Cultura.
Até o final do mês as intervenções e apresentações artísticas do Aniversário de Brasília seguem distribuídas pela Torre de TV, equipamentos culturais e nas estações do Metrô. Estão previstas ações de educação patrimonial, sobre Brasília e sua história, para alunos do ensino fundamental da rede pública em locais como o Centro Cultural Três Poderes, o Museu Vivo da Memória Candanga e o Catetinho.
Além disso, estão previstas mostra de filmes no Cine Brasília de 19 a 23 de abril; concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro; feira de cultura tradicional no Memorial dos Povos Indígenas; exposição comemorativa dos 10 anos do Museu Nacional; e edição especial do Pderes da Arte, no Centro Cultural Três Poderes, com show de Renato Teixeira.
Chamamento para artistas
Para compor esta programação, a Secretaria de Cultura lançou nesta terça (28) edital de chamamento público para artistas interessados em integrar a programação. As inscrições estão abertas até o dia 6 de abril, para seleção pública e democrática de 29 artistas e profissionais que realizarão apresentações e atividades relacionadas com a cultura popular, tradicional e urbana, que sejam representativas nas identidades e memórias da cultura do Distrito Federal e de seu patrimônio material e imaterial.
O edital selecionará artistas de música, dança, teatro, circo, contação de histórias e demais expressões culturais para realização dos shows da Torre de TV, apresentações de rua, performances artístico-culturais destinadas ao público infantil, atividades formativas voltadas à reflexão sobre o patrimônio cultural e ainda produção de video mapping em edifícios ou monumentos do DF.
PROGRAMAÇÃO
13, 15 e 16 de abril
Encontro da Rede de Pontos e Pontões de Cultura, na Casa do Cantador
17 a 23 de abril
Mostra de Artefatos Culturais Indígenas, no Memorial dos Povos Indígenas. Abertura às 14h30, no dia 17. Visitação de 9h às 17h30, até o dia 23
19 de abril
Exibição de Martírio, às 19h, no Cine Brasília. O filme, ganhador do Júri Popular no 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, será debatido após a sessão com os realizadores em homenagem ao Dia do Índio.
19 de abril a 4 de junho
Abertura de exposição comemorativa dos 10 anos do Museu Nacional, com curadoria de Wagner Barja.
20 de abril
Exposição Um Olhar Sobre Brasília, de Luiz Clementino, no Museu Vivo da Memória Candanga. Visitação das 9h às 17h, de segunda a sábado
Intervenções artísticas nas estações do Metrô (a definir)
20 a 23 de abril
Lobo Fest: Festival de Filmes Curtíssimos 9ª Edição, no Cine Brasília
21 e 22 de abril
Shows e apresentações artísticas, na Torre de TV, com Elba Ramalho e Raça Negra
23 de abril
Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, na Torre de TV, às 17h
25 de abril
Atividades de educação patrimonial, no Museu do Catetinho
26 de abril
Atividades de educação patrimonial no Museu Vivo da Memória Candanga
27 de abril
Atividades de educação patrimonial, no Panteão da Pátria (Centro Cultural Três Poderes)
28 de abril
Festival de Dança Marco Zero e Cineclube Sesc, a partir das 17h, no Centro Cultural Três Poderes
*Todas as atividades são gratuitas