A Dor da Depressão

por Drª Cecília Peixoto
Psicóloga /

Neste mês do Amor, de festa junina e de tantas alegrias,
trago o tema :
A Dor da Depressão,
afinal ela se cura, não somente com tratamento adequado, mas com muito Amor verdadeiro e compreensão.
Em 23 anos de atuação em Psicologia Clínica, acompanho cuidadosamente meus diversos casos com muito zelo, empatia, escuta ativa e compreensão.
De acordo com o renomado psiquiatra
Dr.Marco Abud,
“ a depressão faz com que a
Pessoa se isole”, e isso é um hábito que agrava mais ainda os sintomas depressivos.
“Um Paradoxo da solidão com isolamento”, criado por um excesso
de tristeza constante, que não muda de um dia pra outro, e o ruim é que o paciente depressivo apresenta desde dificuldades simples, à complexas, tipo : tomar um banho, dirigir , conversar com amigos e familiares, executar suas tarefas com atenção. Primeiramente ela perde essa atenção em si próprio e depois nos outros.
Quando se está depressivo, a pessoa quer se isolar, e esse isolamento só agrava a doença.
A depressão é como um bichinho traiçoeiro, vai roendo a pessoa por dentro, com isso ela vai se escondendo, não se sente pertencente ao local, não deixa os amigos, familiares saberem e, quando entra no estado grave, essa pessoa já sofreu muito.
Na verdade além de ser um quadro de doença orgânica por falta de algumas substâncias no cérebro; estudos garantem que também é uma doença causada por questões emocionais, e muito desses casos a pessoa não consegue pedir ajuda, e quando pede , os sintomas são graves.
Um dos mais citados sintomas é que a pessoa para de prestar atenção nos detalhes que eram importantes pra ela, e por não conseguir controlar o que antes controlava, sente- se sem vontade e energia, para fazer o que gostava , uma certa apatia.
Outras vezes ocorre junto um quadro de compulsão , ou mesmo de pânico, pois a pessoa não quer sentir, não sabe porque sente, não consegue muitas vezes nem explicar e falar de seus pensamentos e sentimentos.
Mas preste atenção :
Se você tem depressão, não se CULPE, procure ajuda, sei que sente muita dor, dói muito, e você muitas vezes fica preso a um passado que aumenta essa dor, sei que o que deseja, é acabar rápido com esse incômodo no profundo do seu ser, que busca uma resposta que lhe traga pra sua vida, o prazer e a alegria de volta, e por mais que tente o prazer e respostas imediatas não vem, e a culpa só aumenta por não querer se sentir assim.
E acredite sozinha, você não conseguirá controlar,você precisa de forças pra fazer, ou mesmo continuar um tratamento iniciado, não fuja , ou negue sua dor.
Por sentir que ninguém a sua volta a entende.E sim , relatam que escutam deles , que é frescura, falta de Deus…e tantos outras razões.
Eu costumo muito fazer uma analogia para ensinar como lidar com depressão:
Digamos que você tem um familiar
acidentado de pé e braços , você teria coragem de pedir a ele que ande de bicicleta ou dirija um carro? Certamente sua resposta seria NÃO, então compreenda, não peça uma pessoa com quadro depressivo para não sentir o que sente, pra sorrir,sair, melhorar, pois infelizmente você só agravará o quadro. Fale pra ele tentar fazer algo que consiga fazer.
Neste mês do Amor, digo a você que conheça alguém com depressão, trabalhe sua compreensão e distribua seu verdadeiro amor,
Pois termino este texto com um parágrafo Bíblico:
1° Coríntios 13:4,5
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
Entenda Você pode dar amor e curar a Dor!
Você pode amar mais..e viva o AMOR!
Drª Cecília Peixoto:
E-mail: psicecilia2020@gmail.com

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado