A.C.A.L.M.E- S.E / 08 passos pra você aprender a controlar a ansiedade.

por Drª Cecília Peixoto
Psicóloga

Mas, o que de fato é a ansiedade?
É um sentimento normal, trata-se de um processo natural do nosso organismo, um tipo de mecanismo de defesa, quando temos tipos de pensamentos que interpretamos como ameaças ou perigo.
Sempre é ela que nos ajuda a levantar cedo depois de dormir tão tarde, nos faz caminhar depressa em uma rua escura, agir, nos prepara para essas ameaças ou perigos.

Porém, quando ela se torna intensa e não conseguimos controla – lá, por causa dessa intensidade, ela é caracterizada como transtorno de ansiedade, que são classificados como:
-Transtorno de ansiedade generalizada ;
-Pânico ;
-Fobia social;
-Dentre outros.

Os sintomas mais comuns são:
-Taquicardia, o coração parece que sairá pela boca,
-Palpitações, tensões musculares, insônia, sudorese, falta de ar.
-Pés e mãos ficam gelados, inclusive às vezes costumo dizer que a ansiedade costuma ir do fio da cabeça até o dedinho do pé, e o pior, sofrendo.

Quando se trata da ansiedade generalizada , inclui sintomas como:
-Irritabilidade
-Falta de ar e concentração
-Insônia
-Sente muito cansaço, que nós profissionais da saúde, costumamos descrever como fadiga.

Já no Transtorno do Pânico a pessoa apresenta:
Uma súbita ansiedade intensa acompanhada de Palpitações
-Sensações de desmaio
-Falta de ar
-Sudorese excessivos
-Vertigens
-Tontura
-Muitas vezes, formigamento no corpo.

Na Fobia social, a pessoa apresenta: -Taquicardia
-Boca seca
-Tremores
-Tensões musculates
-Um certo rubor facial
-Náuseas e enjoos, e, por isso dificuldades na alimentação.

Para seu conhecimento, trago hoje uma estratégia adaptada no Brasil pelo psicólogo “Bernard Range”, muito utilizada por psicólogos da abordagem cognitiva comportamental.

Trata-se de um acróstico, com a palavra: ‘acalme-se’, a qual são 8 letras, e cada letra é uma técnica, de 8 passos, ela vai te levar a agir em circunstância que provocam em você esses medos extremos, desconfortos e até mesmo crises do pânico.

O 1°passo:
E a primeira letra é:
A de ACEITAÇÃO,
É você aceitar, dar consentimento em receber esse desconforto que a ansiedade gera, supere seu medo, sua raiva, pois a falta de aceitação vai atrapalhar você a ter esse controle.
Pense que você está recebendo uma visita inesperada, e o pior, muitas vezes desconhecida, portanto não julgue, mas compreenda esses sintomas.

O 2°passo,Letra C:

É a técnica da CONTEMPLAÇÃO você irá contemplar as coisas que estão ao seu redor, cada detalhe, descevendo-os minuciosamente para você, se afastando da sua observação interna, para não ficar intensificando as sensações de ansiedade, você precisa deixar as coisas fluirem e se possível não julgue, se elas são boas ou ruins, pois , quanto mais você se separar das coisas internas e se ligar nas externas, melhor você se sentirá.
Esteja com a ansiedade, mas não SEJA a ansiedade, seja apenas um observador.

O 3° passo é a letra A

AJA com a ansiedade, diminua o ritmo, não se desespere, a evitação vai diminuir , mas o medo vai aumentando, principalmente se vierem outras crises.
Se você ficar onde está, e continuar fazendo outras coisas, em um ritmo mais lento, tanto ela como o medo irão diminuir.

O 4° passo é a letra L,

LIBERE o ar dos seus pulmões, aqui, agora a técnica é a RESPIRAÇÃO, bem devagar, calmamente, você irá inspirar o ar pelo nariz e vai expirar pela boca, você pode contar até três para inspirar, segurando o ar enquanto conta até três e soltando devagar contando até seis.
Faça o ar ir para o seu abdômen e sinta-o estufando quando inspira e encolhendo quando expira.

Não encha os pulmões, e sim o abdômen, não sopre, deixe o ar sair lentamente pela boca, descubra o seu ritmo.

O 5° passo que é a letra M:

Você irá MANTER os 4 primeiros passos:
Repetir o 1°passo:Aceitar
O 2°passo: Contemplar
O 3°passo: Agir com ela ,
4: Passo é Respirar suavemente até diminuir e atingir um nível confortável

Isso irá acontecer se você continuar repetindo os 4 passos : Aceitar, Contemplar , Agir e Respirar.

O 6° passo é Examinar:
Lembre- se que você está apenas ansiosa e as vezes nas crises costumamos ter uma sensação de desconforto, de morte, mas você precisa ter em mente, que isso não irá acontecer e que ela não irá durar muito tempo.

Então procure evitar pensamentos catastróficos.

Examine o que diz pra você, isso é um excesso de ansiedade e por mais que venha pensamentos de morte e sensações desconfortáveis no corpo, você não irá morrer.

O 7° passo é S:

SORRIA

Você chegou até aqui , você tentou e conseguiu, você aprendeu a lidar com esse visitante de hábitos estranhos, então agora você pode aprender a lidar com a sua ansiedade.

E no 8° e último passo, letra ‘E’:
Você vai ESPERAR
Saiba que você não se livrou definitivamente da sua ansiedade, as crises podem voltar, mas você buscará o manejo dessa crise, como acabou de fazer agora

Esperando a ocorrência de uma nova crise, você estará em uma posição de saber lidar melhor com ela .

E para finalizar você deve todos os dias fazer o controle através da sua respiração, que irá ajudar evitar, crises também .

Esse texto é de caráter informativo, uma psicoeducação de como manejar crises de ansiedade, mas se faz necessário saber que em muitos casos, a procura por profissionais da área de saúde mental e a busca ao tratamento são muito importantes.

Poliana Costa
Author: Poliana Costa

Gostou do post?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Você pode gostar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digital em PDF

Patrocinado