Fazer 15 anos é um marco na vida de toda menina. Pensando nisso, o Baile das Debutantes Social, promovido pela Associação Desportiva Cultura Arte Bassula Capoeira – ADC , em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC), resgata a tradição dos bailes de debutantes do DF, oferecendo uma experiência significativa para jovens e famílias de regiões de baixo IDH. A festa será realizada no Salão de Festas da Capela Santos Anjos da Guarda, em Riacho Fundo I, neste sábado, 14 de setembro, a partir das 21:30h.
Voltado para adolescentes cadastradas nos programas sociais do DF, que completam 15 anos em 2024, o evento reforça a importância da inclusão social, promovendo a valorização cultural e o fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Nesse sentido, as debutantes terão a chance de vivenciar um momento único com desfiles, valsas, música ao vivo e apresentações artísticas, além de uma programação diversificada que inclui exposições de arte e artesanato local.
Representante da ADC, Izabella de Lima destaca que o baile celebra a transição das jovens para a vida adulta, mantendo viva uma tradição cultural que atravessa gerações. “Além de proporcionar auto expressão, o evento oferece um ambiente de aprendizado, com lições de etiqueta e boas maneiras, reforçando o desenvolvimento pessoal das participantes.”
O impacto social do projeto vai além do baile em si. A iniciativa fortalece a autoestima das debutantes, criando memórias inesquecíveis para elas e suas famílias. A acessibilidade também é prioridade, com a oferta de intérpretes de Libras e audiodescrição, garantindo que pessoas com deficiência possam participar plenamente da celebração. A apresentação e audiodescrição ficará no comando de Cacá Silva, expoente da cultura do DF. Na parte artística, as adolescentes e suas famílias poderão assistir o show de Júnior Ferreira e a pista de dança contará com o melhor da música eletrônica.
Fortalecimento comunitário
O “Baile das Debutantes” promove a integração entre famílias e comunidades, criando um ambiente acolhedor e celebrativo. Ao valorizar tradições e incentivar a participação ativa de todos os envolvidos, o projeto contribui para o desenvolvimento sustentável da região, tanto social quanto economicamente.
“Essa é uma celebração que vai além da festa, resgatando a dignidade e o sentimento de pertencimento dessas jovens, enquanto fortalece os laços comunitários e a identidade cultural do Distrito Federal”, arremata a representante da ação.