Da Redação
Uma data especial se aproxima para a comunidade da Região Administrativa Jardim Botânico.
No dia 1º de setembro, a cidade comemora 19 anos de existência, marcados por crescimento, desenvolvimento e um forte senso de comunidade.
Para celebrar essa ocasião significativa a Administração Regional do Jardim Botânico, o Movimento Comunitário da região (MCJB), os moradores e amigos terão um mês repleto de atividades para celebrar.
No evento inaugural, marcado para os dias 1º e 2 de setembro, o Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) será o palco das celebrações. O objetivo é fortalecer a unidade comunitária e incentivar a participação dos moradores nas festividades. Entre as diversas atividades planejadas ao longo do mês, destacam-se apresentações culturais, shows, feiras e quermesses tradicionais. Além disso, os participantes podem esperar por campeonatos esportivos, uma caminhada comunitária e bailes. Haverá, ainda, programação infantil.
O Jardim Botânico tornou-se a 27ª Região Administrativa por meio da Lei nº 3.435, de 1º de setembro de 2004. Uma evolução notável ocorreu em dezembro de 2019, quando o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 19/2019 foi aprovado na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), integrando os bairros Jardins Mangueiral, Tororó, Barreiros, Itaipu, São Bartolomeu, Altiplano Leste, São Gabriel, João Cândido e o Parque Ecológico do Jardim Botânico de Brasília à área administrativa do Jardim Botânico. Com isso, a RA conquistou o título de quinta maior região administrativa em termos de extensão territorial no Distrito Federal, abrigando uma comunidade de cerca de 62 mil residentes.
O administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, salienta que a criação da RA do Jardim Botânico trouxe consigo a missão de equilibrar progresso e preservação ambiental. “O desafio está na pavimentação e terraplanagem de áreas que melhorarão a mobilidade dos cidadãos, sem comprometer o ambiente rico em águas e biodiversidade”, afirma.
Com informações da Administração Regional do Jardim Botânico