Hoje marcou o início da campanha de castração no Paranoá, uma iniciativa promovida pelo projeto Castra-DF. A comunidade teve a oportunidade de cadastrar seus animais para castração, o qual terá continuidade amanhã. O objetivo do evento é controlar a população de cães e gatos, disponibilizando mil vagas distribuídas equitativamente entre as duas espécies. O processo de cadastro ocorre no ginásio próximo à administração regional, das 8h às 14h, seguindo a ordem de chegada.
No primeiro dia da campanha de castração no Paranoá, importantes figuras políticas estiveram presentes para apoiar e prestigiar o projeto Castra-DF.
O deputado distrital Daniel Donizet (PRP) marcou presença, e seu mandato é voltado para causas animais. “Sabemos que temos uma carência muito grande, não só no Paranoá, mas em todo o DF. A ideia é que consigamos aumentar o número de castrações. Nossa primeira ação aconteceu em Planaltina, onde castramos cerca de mil animais, entre cães e gatos. Esta ação agora chegou ao Paranoá, que irá castrar um pouco mais de mil animais, e o próximo passo é ir para a Estrutural. A ideia é que isso se torne um plano de governo para podermos alocar recursos, porque sabemos da deficiência que temos, a quantidade de animais abandonados. Muitos são vítimas de maus-tratos, e isso ocorre por conta da falta de castração, o que resulta em uma multiplicação muito grande de animais. Por isso, precisamos investir em políticas públicas de maneira geral”, relata.
A Subsecretária da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente da Proteção Ambiental), Edilene Dias Cerqueira, também esteve no evento, reforçando o comprometimento do órgão com a ação. “O Projeto Castra-DF é de uma forma itinerante com o objetivo de castrar os animais do DF. A ideia é que a unidade móvel percorra todas as administrações do DF.”
A coordenadora do projeto Castra-DF, Karina Rocha, desempenhou um papel fundamental durante o primeiro dia do evento, coordenando as atividades e garantindo o bom andamento da campanha. “Além da castração, nosso projeto oferece cursos de capacitação, como banho e tosa – estética de pets, administração e gestão de pet shop, hospedagem e confeitaria, cuidador e passeador. Todos os cursos têm certificado e são realizados em nossas carretas. É uma qualificação que ajuda muito a entrar no mercado de trabalho”, disse.
Vale destacar que a campanha continua amanhã, encerrando-se no último dia da iniciativa, proporcionando à comunidade a oportunidade de cadastrar seus animais para o procedimento de castração. O cadastro ocorre no ginásio próximo à administração regional, das 8h às 14h, por ordem de chegada, com os resultados das inscrições a serem divulgados até o dia 22 no site da Sema-DF.
Joelma Alves Ferreira de 39 anos, moradora do Itapoã Parque, expressa sua satisfação em relação ao projeto. “Cheguei às 5 horas da manhã e consegui cadastrar minhas duas vagas. Eu acho esse projeto maravilhoso do deputado Daniel Donizet, porque além de oferecer uma castração gratuita para as pessoas que não têm condições, está ajudando muito os protetores de animais que resgatam os animais de rua.”
Monique de Aguiar Fonseca, moradora do Itapoã, compartilha a alegria de ter obtido as senhas para a castração de seus dois cães, enfatizando essa conquista. “Há anos eu tentava castrar meus animais. Este projeto é de extrema importância para a população, especialmente para aqueles que enfrentam dificuldades financeiras, mas têm um carinho especial pelos animais. Eu tenho dois cachorros que resgatei das ruas, e agora consegui realizar a castração através do Castra DF.”
Os resultados das inscrições serão divulgados até o dia 22 no site da Sema-DF.
Além do Paranoá, a cidade Estrutural, Ceilândia, Recanto das Emas e Gama receberão o projeto até maio.